Serviço de alerta por SMS auxilia moradores de áreas de risco

Defesa Social e Cidadania
27/11/2018 16h01

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, monitora a instabilidade climática, os impactos provocados pelas chuvas e atua, especialmente, de forma preventiva para evitar ou minimizar riscos. Os canais de comunicação com a população agem de forma decisiva nesse processo. Além do número emergencial 199, serviço disponibilizado para atendimento à população, também houve, este ano, a inclusão do serviço de alerta por SMS 40 199, para transmitir alertas e informações da Defesa Civil, de maneira antecipada aos possíveis eventos adversos.

Atualmente, estão habilitados a receber os alertas cerca de 14.500 números de telefones, em Aracaju. A medida auxilia na prevenção de riscos, especialmente, para as comunidades que vivem nas proximidades de morros ou encostas, rios e canais.

O comerciante Minerval de Souza vive há 25 anos no bairro Porto Dantas, área considerada de risco pela Defesa Civil. Assim que o serviço de alerta foi disponibilizado ele realizou o seu cadastro. "É uma grande vantagem para quem reside em área de risco e chama a atenção das pessoas para que possam se prevenir e até mesmo se deslocar para áreas mais seguras. É um muito importante para todos nós termos acesso às informações de forma facilitada", considerou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, explica como realizar o cadastro no serviço de alerta por SMS. "O serviço é gratuito e deve ser utilizado por toda a população. Para isso, basta enviar um SMS para o número 40199 e, no corpo na mensagem, inserir o CEP do local onde reside, ou do qual deseje receber informações. Em seguida, chegará no celular uma mensagem de confirmação, o que torna o aparelho apto para receber os alertas da Defesa Civil", detalhou.

As ações com foco preventivo foram intensificadas ao longo de todo o ano para que os transtornos ocasionados pela chuva sejam reduzidos ou eliminados. As medidas adotadas com base no planejamento da Prefeitura de Aracaju levam em conta um trabalho integrado entre diversos órgãos e conta com a parceria da população. "É salutar lembrar à população que, ao visualizar situações como rachaduras, movimentação de terra, inclinação de árvores ou postes, movimentação de telhados, dentre outras anormalidades estruturais durante o período chuvoso, é importante entrar em contato com a Defesa Civil através do 199", enfatizou.