Saúde celebra Dia Nacional de Combate ao Câncer com alerta à população

Saúde
27/11/2018 15h45

Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer e Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama, datas celebradas nesta terça-feira, 27, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta à população aracajuana sobre os cuidados e possíveis formas de prevenir ou diagnosticar de forma precoce a doença.

O primeiro passo é cuidar da saúde, através de consultas e exames de rotina regulares, além de observar possíveis sintomas. A SMS oferta, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o rastreamento do câncer de colo de útero, do câncer de mama e de próstata, por exemplo.

“Os profissionais estão habilitados ao diagnóstico precoce do câncer infantil e a depender da suspeita, o paciente é encaminhado ao serviço especializado para poder fechar o diagnóstico. Também depende do tipo de câncer, porque em alguns tipos o diagnóstico pode ser fechado na Atenção Básica mesmo e já ser encaminhado para o serviço oncológico”, informou a coordenadora pelos Programas de Atenção à Saúde da Rede de Programas de Vigilância e Atenção à Saúde (Repvas), Cristiani Ludmila Borges.

Ainda segundo a coordenadora, no caso dos tipos de câncer que precisam de diagnóstico por biópsia, como o de mama, por exemplo, a partir da Atenção Básica o paciente é encaminhado para a Rede de Atenção Especializada (Reae).

“Na Reae, vai ser fechado o diagnóstico e se der positivo para câncer, os profissionais encaminham este usuário para os Centros de Atendimento Oncológico, que não são serviços próprios da SMS, são serviços terceirizados, mas nós garantimos o atendimento e a partir deste serviço é que vai ser determinado se o tratamento vai ser cirúrgico, ou cirúrgico associado à radioterapia e, ou, à quimioterapia”, explicou.

A SMS também oferta a mamografia, para o diagnóstico precoce do câncer de mama, faz atividades como palestras sobre a importância do diagnóstico precoce, e aproveita datas como o Outubro Rosa e Novembro Azul para chamar a atenção da população sobre o câncer, mesmo os serviços sendo oferecidos, também, ao longo do ano.

Fatores de risco

De acordo com a coordenadora, uma das formas de evitar o câncer é trabalhar os fatores de risco. “Por exemplo, um fator de risco para o desenvolvimento do câncer de mama é a falta de atividade física. A secretaria oferece 23 polos do Programa Academia da Cidade para poder ajudar as pessoas a praticarem atividades físicas e tem os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), com nutricionistas, que dão apoio na questão da alimentação saudável, pobre em gorduras e rica em fibras. Então trabalhamos com a nossa população formas de evitar o câncer, de rastrear e, em alguns casos, de diagnosticar precocemente”, destacou.

Outros fatores de risco são: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem, apenas, a fatores hereditários.

A doença

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% das mortes provocadas pelo câncer poderiam ser evitadas, caso o paciente tivesse feito o diagnóstico prematuramente, ou com ações preventivas para garantir hábitos de vida mais saudáveis.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) é o órgão responsável pela coordenação e desenvolvimento de campanhas e estudos relacionados com esta doença, em parceria com o Ministério da Saúde. Segundo pesquisas estatísticas do Inca, os tipos de câncer que mais afetam os brasileiros são de pele, de próstata, de mama, de cólon e reto, de pulmão e de estômago.