Calçadão da 13 de Julho e Praia Formosa tem segurança reforçada por ciclopatrulhamento

Guarda Municipal
28/11/2018 08h48

Dois dos pontos turísticos mais visitados da capital, o calçadão da 13 de Julho e a Praia Formosa, têm recebido atenção especial da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), no quesito segurança. Situados às margens do rio Sergipe, esses espaços públicos recebem diariamente centenas de pessoas que se dedicam à prática da atividade física e passeios. Por essas e outras características, esses logradouros têm contado com a atuação constante da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), com policiamento preventivo e atuação em prol da preservação dos bens públicos.

O diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, o subinspetor Fernando Mendonça, esclarece os métodos utilizados para contribuir com a segurança na região. "Nosso policiamento preventivo tem surtido efeitos muito positivos. As rondas motorizadas e as realizadas pelas equipes de ciclopatrulhamento têm assegurado que os frequentadores desses espaços tenham um local propício às atividades do dia a dia. Esse patrulhamento é realizado especialmente nos horários de maior movimento", destaca o diretor da GMA.

Dados estatísticos apontam a efetividade das ações preventivas. De acordo com o Núcleo de Registros e Análise de Informação da Guarda Municipal de Aracaju (Nurai/GMA), foi registrada uma queda de 11% no número de ocorrências nos dez primeiros meses de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017. Outros índices que apresentaram queda foram os de flagrantes registrados e de pessoas detidas/apreendidas, com um decréscimo substancial de 83%. Esses dados também se refletem na apreensão de armas brancas e drogas que caíram respectivamente 48% e 19%, no período.

Além do policiamento preventivo, a população conta ainda com dois canais de denúncia: o telefone 153 (ligação gratuita) e o aplicativo WhatsApp pelo número (79) 98166-7790. Caso situações suspeitas sejam observadas pela população, é possível realizar denúncias através desses contatos. Tal atitude, contribui muito para a potencialização das ações da GMA e para a garantia de espaços públicos cada vez mais seguros.