Prefeitura prepara gestores para a Agenda Ambiental na Administração Pública por meio da Esgap

Meio Ambiente
28/11/2018 15h58

Com o objetivo de difundir a aplicação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), para obter eficiência na atividade pública ao mesmo tempo em que se promove a conservação do meio ambiente, a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), ofertou, nos dias 27 e 28 de novembro, o curso de capacitação aos gestores de órgãos e entidades públicas da capital sergipana. Tendo como tema ‘Responsabilidade Socioambiental e Sustentabilidade na Administração Pública’, o curso foi realizado no auditório da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), que vem sendo parceira do órgão ambiental na estrutura educativa a fim de obter um crescimento e desenvolvimento econômico social sustentável em Aracaju.

O analista ambiental da Sema e o coordenador da A3P, Cleverton Costa, ministrou a capacitação. Para ele, esse é o primeiro passo a ser dado pelo órgão ambiental em busca de difundir a adoção de boas práticas na gestão pública do município. “A nossa estratégia é efetivar a difusão do programa para toda a administração pública, isso dentro do nosso plano de trabalho da A3P junto ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). Aqui é apenas um pontapé inicial para abrir os trabalhos a serem desenvolvidos em 2019, com um ciclo de capacitações com o apoio da Esgap para capacitar, manter o contato com outras secretarias e entidades e, assim, sensibilizá-los e ajudá-los a seguir a gestão visando a conservação do meio ambiente e a redução de gastos públicos”, explicou. 

O curso teve como proposta inicial apresentar de forma geral o conceito da A3P e relatar a experiência da inserção da agenda na Secretaria do Meio do Ambiente, com o objetivo de levar o conhecimento e mostrar os resultados positivos das boas práticas adotadas pelo órgão. No segundo dia, foi realizada uma atividade prática com os servidores presentes, em que apresentaram dados de boas iniciativas desenvolvidas no município no campo ambiental, estimulando o conhecimento e a visão do perfil socioambiental da administração pública, para que, a partir do ano que vem, as secretarias e órgãos públicos adotem boas práticas e se integrem à A3P junto à Sema. 

Participação

Para engenheiro da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Flávius Nahum, é extremamente valoroso participar de eventos que visam a adoção de conhecimentos relacionados à sustentabilidade na administração pública. “Já se foi a época em que a gente agia sem pensar no próximo, nas consequências de nossas ações dentro da administração pública. Então, é muito importante difundir esse tipo de informação, pois, a partir do momento que passamos a adotar boas práticas para dentro do órgão onde trabalhos, agindo como multiplicador dessas informações perante os nossos colegas, visando a minimização de gastos desnecessários e a conscientização no tocante à utilização do patrimônio público, seja ele combustível, veículos, entre outros. Isso, consequentemente, só vai acarretar em benefícios para a própria administração e cidade de Aracaju”, afirmou o engenheiro da Emurb.

“Antes de adotarmos as boas práticas dentro de um órgão precisamos entender as ferramentas ambientais para termos o conhecimento de como podemos fazer. E esse curso nos proporcionou isso, apresentou ferramentas e, principalmente, as experiências e os desafios enfrentados pela Sema que, com certeza, iremos enfrentar também, para que possamos ter o direcionamento e o apoio do órgão ambiental, a fim de sabermos como superar os desafios ao implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública no nosso ambiente de trabalho”, relatou o gerente de vigilância em saúde ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Paulo Carneiro.

Segundo o diretor administrativo e financeiro da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Marcelo Augusto de Jesus, esse momento foi uma ótima oportunidade para tirar dúvidas, trocar ideias e dar sugestões de como agir na gestão pública em busca de um melhor desenvolvimento econômico e sustentável da cidade de Aracaju. “A importância do curso, além de ter agregado mais conhecimento, foi que pudemos compartilhar entre colaboradores a prática da A3P e aproveitamos o momento para esclarecer dúvidas e levar para as nossas unidades a melhor forma de ter uma economia e uma gestão voltada para o uso consciente de materiais”, disse o diretor administrativo e financeiro da Fundat.

O diretor geral da Esgap, Bosco Rolemberg, afirma que a visão da Escola de Governo e Administração Pública é, de fato, se constituir como o centro formador de gestores e seu papel principal é ajudar as equipes técnicas de outras secretarias , a exemplo da Sema, a obter os melhores resultados, facilitando a execução dos projetos a respeito da gestão pública. “A preocupação da Sema foi exatamente essa: capacitar os gestores municipais para a Agenda Ambiental na Administração Pública e, por isso, abrimos as portas para que nós, como formadores, coloquemos essa perspectiva para a sociedade; e como gestores da administração, queremos dar o exemplo de políticas públicas, tanto do governo federal, estadual ou municipal, que preserve o meio ambiente e dizer que é possível compatibilizar o crescimento econômico com a preservação dos nossos recursos naturais”, finalizou o diretor geral da Esgap.

A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa instituído pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e foi aderido pela Sema no ano de 2015. Desde então, o órgão ambiental vem avaliando as medidas necessárias para alcançar um dos principais objetivos, que é reduzir os gastos dentro dos órgãos públicos através de práticas mais conscientes e sustentáveis.