Obra do Pantanal concentra investimentos em infraestrutura e inclusão social

Obras e Urbanização
28/11/2018 16h44

Quando uma obra de infraestrutura é capaz de quebrar estereótipos, derrubar barreiras sociais, empoderar populações subalternizadas e elevar a autoestima das classes populares é a prova material de que as políticas públicas articuladas de infraestrutura, inclusão e planejamento estão dando resultados. Esta receita administrativa, aparentemente simples, mas nem sempre aplicada por outros gestores, é o que está fazendo a diferença na vida de centenas de famílias que moram na comunidade Pantanal, zona Sul e que embora esteja situada no bairro Inácio Barbosa, por muito tempo foi negligenciada. Agora, com os esforços da Prefeitura de Aracaju, a área está sendo recebendo investimentos.

No local, estão sendo executados serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica de 12 vias e pavimentação das calçadas, com investimentos de mais de R$ 3 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal. O projeto, que já alcançou 50% de conclusão, está transformando a paisagem tem dado novo significado à vida dos moradores do Pantanal.

A dona de casa Ana Lúcia Passos chega a se emocionar ao pronunciar a expressão "morar dignamente". Para ela, a obra representa "ter dignidade, ser valorizada como cidadã que paga impostos e jamais ter constrangimento de informar o endereço", relata dona Ana Lúcia. Moradora do lugar há quase 10 anos, ela completa seu relato relembrando a diferença de antes e o orgulho de ter ruas pavimentadas. "Hoje, sim, posso dizer com muito orgulho a meus familiares do interior onde moro e até convidá-los para me visitar. Graças à Prefeitura terei um imóvel valorizado", comemora.

Por muito tempo o servidor público Adriano Nascimento também enfrentou problemas por causa da falta de identificação da rua onde mora. Ele relata os transtornos pelos quais passou, em virtude da indefinição do endereço. "Muitas vezes deixei de receber correspondências e boletos porque os responsáveis pelos serviços postais não conseguiam chegar ou identificar minha casa. Hoje, mesmo sem a conclusão da obra, não tenho mais este problema e posso afirmar que minha casa está situada em uma rua bonita, por onde passam muitas pessoas de bem", destaca Adriano.

O testemunho de Adriano reflete uma nova realidade nas ruas do Pantanal. Mais de 50 operários trabalham na área para finalizar o plano urbanístico da comunidade. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, a obra mudou radicalmente o panorama urbanístico das ruas. "Mesmo sendo uma rotina em toda a minha vida vistoriar obras, acompanhar cronogramas e ajustar projetos urbanísticos e executivos, têm algumas obras que nos marcam e esta do Pantanal é uma delas. Paralelo às mudanças estruturais, o semblante das pessoas representam as reais transformações deste investimento. Quando acompanho o prefeito Edvaldo Nogueira nas inspeções às obras sempre me refiro à importância desta obra do Pantanal", ressalta o secretário.