Sustentabilidade e decoração: enfeites natalinos são produzidos com materiais reutilizáveis

Meio Ambiente
29/11/2018 15h12

O Natal está chegando e nada melhor do que apostar em uma decoração natalina representada pela criatividade, afeto e, além de tudo, pensando na conservação ambiental. Por isso, servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), envolvidos na política dos 5 R's: Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar, desenvolveram enfeites natalinos com materiais reutilizáveis a fim de sensibilizar a respeito do descarte correto de resíduos e à prática da sustentabilidade a favor da natureza.
 
Para enfeitar o espaço físico do órgão ambiental durante o período natalino, duas árvores de natal foram produzidas com o reuso do jornal e garrafa pet, além de outros enfeites de mesa, que foram distribuídos em todos os setores da secretaria, como árvores e velas feitas de CD e rolos de papel higiênico, com o intuito de incentivar outros servidores a adotarem essa prática.
 
A assistente de secretário, Claudia Prata, foi sensibilizada a adotar boas práticas ligadas aos 5 R's durante a ação da Educação Ambiental da Sema, na VI Semana do Meio Ambiente, ocorrida em junho deste ano. Ao participar de um curso prático ofertado pela Oficina de Papel, da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), ela teve seu estilo de vida e sua forma de agir modificados, pensando a favor do meio ambiente. “Antes, quando eu não tinha o conhecimento da importância de reutilizar esses materiais, eu jogava no lixo, não pensava nas consequências que traziam para a natureza e que muitos resíduos poderiam ser transformados em algo útil. Mas hoje, eu tenho a total consciência de que aquilo que ia para lixo pode ser utilizado e valorizado. Quando levo as coisas que eu faço com o jornal para os setores daqui da Sema, as pessoas ficam encantadas e isso é significante para mim, porque eu estou sensibilizando outras pessoas a mudarem o seu hábito de agir também”, diz Claudia Prata.
  
De acordo com o coordenador do setor de compras da Sema, Renan Botelho, que também confeccionou peças para a decoração natalina, o que o chamou a atenção e despertou o interesse em mudar o seu comportamento foi quando a sua companheira de trabalho, Claudia, pediu a sua ajuda para produzir alguns materiais feitos de jornal. “Ao começar a fazer os canudinhos de papel, veio a curiosidade e a minha criatividade foi aflorando. Meu primeiro produto foi uma vendedora de frutas, em seguida passei para a cesta, depois produzi materiais para o São João e, a partir desse momento, percebi que poderia ajudar o meio ambiente fazendo coisas para nós mesmos. Pegar um simples lixo e transformá-lo em algo útil”, relata.
 
O coordenador ainda destaca que buscou representar na árvore de natal a reutilização. Utilizou jornais para montar a estrutura e fazer o presépio, as garrafas pet, para produzir as flores e todos os enfeites da árvore, além de usar o pisca- pisca com lâmpadas LED. “Nesse sentido eu procurei agregar valor a essa árvore, para que realmente despertasse nas pessoas a consciência de preservar, de reciclar e de reaproveitar as coisas. E essa prática eu adotei na Sema, acompanhando a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), indo para as oficinas de papel, aos encontros e projetos desenvolvidos pela secretaria nesse âmbito. Quero espalhar não apenas pelos setores do órgão, mas também, para os meus amigos e familiares, os estimulando a fazer algo em prol da sustentabilidade, da natureza”, finaliza Renan Botelho.

Processo educativo
 
Segundo o analista ambiental da Sema e coordenador da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no âmbito municipal, Cleverton Costa, os diversos problemas ambientais gerados pelos modos de produção e consumo da sociedade fazem com que haja a necessidade de uma mudança comportamental da população. “Os 5 R's fazem parte de um processo educativo que funcionam como princípios da política de resíduos e orientam as atitudes das pessoas, diante da problemática. São processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade, e a iniciativa desses servidores é um exemplo vivo de mudança de hábitos que visam ao melhor para o futuro e o bem do meio ambiente”, destaca Cleverton Costa.