Cursos de qualificação da Fundat contemplam cidadãos de várias idades

Formação para o Trabalho
29/11/2018 16h35

Não existe idade para quem deseja estudar. Por acreditar nisso, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) busca capacitar cada vez mais aracajuanos de diversas faixas etárias. A idade não é limitação para que os cidadãos participem dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo órgão. Os únicos fatores necessários para participar são o desejo pela profissionalização e a motivação para inscrever-se, gratuitamente, em uma das capacitações disponibilizadas no portfólio de cursos.

Jovens, a partir dos 16 anos, adultos e idosos compõem o público das variadas turmas dos cursos. Durante o processo de aprendizado, com os ensinamentos do instrutor, um vai ajudando o outro e, no final, todos saem realizados com o objetivo alcançado. 

As vagas ofertadas para os cursos da Fundat são proporcionadas a qualquer cidadão. Os únicos requisitos são a idade mínima de 16 anos e residência na capital. Não há idade máxima. É através destas capacitações que muitos se descobrem profissionalmente no mercado de trabalho ou no campo do empreendedorismo.

 O exemplo disso é a dona de casa, Tereza Cristina, de 51 anos. Ela foi até o Centro de Qualificação e Unidade de Produção (CQUP), situado no bairro 17 de Março, zona Sul, à procura de uma oportunidade de aprendizado para o filho e acabou se inscrevendo no curso de Informática para Melhor Idade. Ao finalizar as aulas, Tereza ficou sabendo da disponibilidade de vagas para a turma de Pizzaiolo, oferecida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e também se inscreveu. Para a aluna, todo conhecimento é necessário e só agrega em sua carreira profissional, independente da idade.

“Tudo que fazemos na vida é acréscimo, caso eu não encontre um trabalho agora, eu já estou qualificada para quando aparecer. Precisamos correr atrás, a idade não influencia. Basta ter força de vontade e ir até o final”, afirma Tereza, participante da turma de Pizzaiolo do bairro 17 de Março.

Futuro profissional

Com objetivo de aprimorar o currículo profissional, os jovens também ocupam as salas de aulas da Fundat. Eles fazem questão de aproveitar as oportunidades que, na época de Tereza Cristina, não tinham, cientes de que, para conquistar uma vaga de emprego disputada no mercado, é fundamental começar a se estruturar desde cedo, conciliando os estudos com os cursos profissionalizantes.

Assim como Tereza, que acaba de ingressar na carreira de Pizzaiola, o estudante do ensino médio, Cláudio Silva, 16 anos, também se prepara para o futuro. Ele pensa no disputado mercado de trabalho e quer fazer a diferença, com um forte currículo. Cláudio fez parte da turma de Informática Avançada, e este foi o segundo curso que participou na Fundat.

 

“Meu irmão viu a divulgação do curso na internet e me informou sobre ele. Como estou querendo uma vaga de emprego e já tinha feito o curso de Informática Básica, vim fazer esse [Informática Avançada] para me ajudar na conquista do trabalho que quero”, conclui o estudante, que ressaltou a importância dos jovens participarem desde cedo dessas capacitações.