SMS promove debate sobre a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres

Saúde
29/11/2018 17h13

Com o objetivo de conscientizar e mobilizar a sociedade para a importância da denúncia de todos os tipos de violência praticados contra mulheres no Brasil e no mundo, está acontecendo desde o dia 20 de novembro a campanha mundial ‘16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres’.

Integrada à luta, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, realizaram uma reunião no auditório do Centro de Referência de Assistente Social (Cras), do bairro José Conrado de Araújo, nesta quinta-feira, 29.  A roda de conversa foi desenvolvida pela representante da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), Valdilene Martins.

No evento, os participantes realizaram debates e discutiram informações acerca desta temática complexa e, ao mesmo tempo, tão presente no dia a dia, que é a violência contra a mulher. O  assistente social da Unidade Básica de Saúde (UBS) João Cardoso, Jorge Romão Batista, explica como é feito o trabalho e a importância dele dentro do âmbito da saúde pública municipal.

Combate à violência

“Estimulamos nossas usuárias a denunciarem as diversas formas de violência doméstica. Além disso, com este evento, o intuito é sensibilizar as pessoas da importância da notificação compulsória, que é um instrumento público de diagnóstico e tem como objetivo principal ser um disparador de cuidado a essa mulher em situação de violência”, explicou.

De acordo com a psicóloga do Cras João Cardoso, Elisleide Rocha, a temática do combate à violência doméstica é discutida regularmente dos espaços atendidos pela Assistência Social e pela Saúde do município. “Conversamos sobre os crimes associados à violência doméstica, como ameaças, danos morais e a lesão física, trabalhadas de forma preventiva e associada a soluções imediatas”, esclareceu.

Para a moradora Jussikarem Sousa, que participou da reunião, a roda de conversa foi bastante produtiva. “Aprendi as medidas de prevenção e combate à violência, além de ampliar os conhecimentos através do debate. Fiquei sabendo também como proceder se sofrermos ataques, ou ajudar alguém que passe por este crime. Foi uma reunião bastante enriquecedora”, afirmou.

Campanha no Brasil

A campanha '16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres' é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e do poder público engajados nesse enfrentamento, desde o ano de 2003. Ela compreende o intervalo entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, o que corresponde 16 dias de ativismo intensificado de combate à violência contra a mulher.

No Brasil, a data foi antecipada para 20 de novembro, que é o Dia da Consciência Negra - devido ao histórico de pressão e discriminação da população negra, sobretudo das mulheres em situação de violência -, e se estenderá até o dia 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres.