Saúde encerra Novembro Azul com atividades na feira do Castelo Branco

Saúde
30/11/2018 12h54

Para finalizar a série de atividades alusivas ao Novembro Azul, mês de alerta para o cuidado com a saúde do homem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou o encerramento da campanha, com uma ação na feira livre do Conjunto Castelo Branco, nesta sexta-feira, 30.

A ação promovida na feira foi realizada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio e contou com diversas atividades, como vacinação contra o tétano, hepatite, triviral (sarampo, rubéola e caxumba), aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além da tenda de fitoterapia com orientação do conhecimento de cura através das ervas.

“A feira do Castelo Branco movimenta o bairro inteiro, então, nada melhor do que a unidade de saúde vir para cá para conseguir mobilizar as pessoas para doenças como a diabetes, que neste mês também foi celebrado o dia mundial de prevenção, como também o nosso intuito foi mobilizar os homens, que dificilmente chegam na unidade para buscar os cuidados de saúde. Como estamos no Novembro Azul, finalizamos o mês com esta ação para aproximar os nossos serviços da comunidade e para mostrar que todas essas ações continuam ao longo do ano na UBS”, esclareceu a enfermeira da UBS Fernando Sampaio, Gabriela Garibalde.

Novembro Azul da SMS

Durante todo o mês, os profissionais da SMS, por meio dos Programas de Saúde do Homem, IST/Aids e Hepatites Virais, Consultório na Rua, Saúde do Adulto e do Idoso, promoveram diversas atividades em vários locais, resultando no fechamento da campanha na feira livre do Castelo Branco.

“Foi muito importante a UBS Fernando Sampaio fazer esta ação de Novembro Azul na feira, os profissionais saíram da unidade e vieram fazer uma ação externa juntao à feira livre da comunidade, captando as pessoas que trabalham e fazem compras aqui, principalmente o homem, pegando este homem para verificar a pressão arterial, atualização da carteira vacinal e principalmente fazer os testes rápidos para as infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)”, frisou a técnica do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Marília Uchôa.

Para Marília, as ações permitem levar o diagnóstico precoce mais perto ainda do homem, que é vulnerável. “Muitas vezes ele não faz o uso do preservativo, então estamos descobrindo se o homem tem alguma IST e se tiver, fazemos o encaminhamento para ele fazer o tratamento o mais precocemente possível”, acrescentou.

A técnica do Programa IST/Aids destacou que foram realizadas atividades em vários locais diferentes ao longo deste mês de alerta: nas UBS, nas empresas, em sindicato trabalhista e na própria sede da SMS. “Agora, encerramos na feira livre. Nosso Novembro Azul foi muito bom porque conseguimos atingir vários homens”, comemorou.

Proximidade com a comunidade

A ação na feira contou com a parceria dos estudantes de Enfermagem da Faculdade Pio Décimo e do Grupo de Cuscuz da UBS Ministro Costa Cavalcante, do bairro Inácio Barbosa. “Este grupo de pagode é formado por usuários da unidade que fazem tratamento contra o álcool e as drogas, coordenado pelo Serviço Social da UBS com o apoio dos residentes de Saúde Mental da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e dos professores do PAC”, explicou a assistente social da UBS Ministro Costa Cavalcante, Leila Garcez.

O aposentado Eurides Ferreira da Costa, 56 anos, morador da região, elogiou a realização das atividades. “Gostei muito de ter estes serviços hoje aqui. Aproveitei e fiz tudo o que era oferecido, porque geralmente o homem tem medo de se cuidar, mas é necessário saber como anda a nossa saúde. Achei importante os trabalhadores da Saúde virem até nós”, enfatizou o aposentado, que tinha acabado de fazer os testes rápidos no carro do Programa Consultório na Rua.

A presidente do Conselho Local de Saúde, Raimunda Santos, 75 anos, achou louvável a ideia da equipe da UBS em ir até a feira. “O homem não gosta de ir à unidade de saúde. Tem que fazer atividades na rua como estas para chamar a atenção deles e incentivá-los a irem se cuidar. O pessoal da Saúde está de parabéns”, elogiou.

A professora de Educação Física do Programa Academia da Cidade (PAC), Dariane Alves, que também participou da ação, promovendo uma atividade física com os transeuntes, destacou a importância da conscientização do Novembro Azul.

“É importante mostrar para a população o que o Sistema Único de Saúde (SUS) DE Aracaju oferece. As UBS contam com a parceria do PAC e do Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf). Aqui no Castelo Branco, por exemplo, nós temos atividades da Academia da Cidade todos os dias das 5 às 7 horas da manhã, no espaço de eventos da Igreja Católica São José Operário. No período da tarde, oferecemos três dias na praça e dois dias na Associação de Moradores daqui”, informou.