Esgap: Especialista fala sobre cuidados para contratar bens e serviços

Planejamento e Orçamento
30/11/2018 15h08

Apresentar aspectos teóricos sobre contratação pública e quais os cuidados que o agente público deve ter para não enfrentar problemas futuros com os órgãos de controle. Este foi o foco do curso ministrado pela doutora em Direito, Maria Anáber Melo e Silva, realizado nesta sexta-feira, 30, na Escola de Governo e Administração Pública (Esgap).

Durante toda a manhã, Maria Anáber abordou os principais pontos relacionados a preço, a formação de preço, a identificação da melhor modalidade de execução contratual, entre outros assuntos correlacionados ao tema. "Muitas vezes as pessoas focam na ideia da própria licitação, e esquecem um pouco de que a execução contratual é algo extremamente importante", explicou a doutora, que atua com consultoria e auditoria de procedimentos pré-contratação e pós-contratação públicas.

A capacitação, que encerrou a agenda de cursos do mês de novembro na Escola de Governo, reuniu servidores de vários órgãos do Executivo, entre eles o coordenador Administrativo da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Cleber Souza Santos, que avaliou o curso como de suma importância pelo fato de proporcionar uma visão mais ampla do processo administrativo, da questão dos contratos, entre outros fatores. "Esse tipo de capacitação facilita a nossa maneira de trabalhar, porque amplia a nossa visão, além de nos capacitar e nos dar maior segurança na hora de executar o nosso trabalho", disse.

Reconhecimento
A doutora Maria Anáber destacou a ação da Prefeitura Municipal de promover, através da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), por meio da Esgap, a valorização e capacitação dos servidores. Ela pontuou que, desta forma, o governo municipal também qualifica o atendimento ao cidadão. "Quando o servidor é bem preparado, ele vai atender bem o cidadão e, também, vai atender o objetivo fim da administração pública, que é o interesse público", salientou

Convite
Durante o discurso de boas-vindas aos alunos do curso, o diretor da Escola de Governo, Bosco Rolemberg, aproveitou para convidar a todos para participarem da solenidade de entrega de certificados dos cursos realizados neste ano de 2018, que será na próxima quarta-feira,5, as 9h, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau.