Prefeitura promove curso de primeiros socorros para professores de Educação Física

Educação
30/11/2018 16h10

Durante dois dias, cerca de 80 professores de Educação Física que atuam na rede pública municipal de ensino de Aracaju (e também na rede estadual) participaram do curso de formação ‘Primeiros Socorros na Educação Física’, na Universidade Tiradentes (Unit). A atividade, promovida pela Coordenadoria de Educação Física e Esporte Escolar (Coefesp) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta quinta-feira, dia 29, e prosseguiu até o final da manhã desta sexta-feira, 30. O objetivo foi repassar aos educadores procedimentos de emergência que devem ser aplicados em casos de acidentes, especialmente envolvendo os nas escolas.

“O curso é voltado para preparar os professores para que, numa eventualidade de algum aluno sofrer uma lesão, ele possa impedir, como profissional, que esse ferimento se agrave antes do socorro médico”, explicou o palestrante principal do evento, o professor mestre Marcelo de Aquino Resende. De acordo com Aquino, o conhecimento e domínio sobre este conteúdo é essencial na prática desses profissionais. “Na escola, o contato direto entre as crianças é muito grande. Nas aulas de Educação Física, especificamente falando, há um movimento corporal acentuado, então, trabalha-se com bola, com traves na ginástica, e atividades que envolvem equilíbrio, altura, existe há a possibilidade de acidentes”, descreveu.

Segundo o coordenador do Educação Física da rede, José Robson dos Santos, o treinamento faz parte de um repertório de formação promovidas ao longo do ano, e o tema foi escolhido pelos próprios educadores. “Este é o último, em função da Hora de Estudo dos professores. E o tema é fundamental no cotidiano das escolas, porque é algo que o professor de Educação Física tem que dominar”, observou. Para o coordenador, além de atuar para socorrer numa necessidade, o principal é que o educador esteja apto para prevenir ocorrências nos seus locais de atuação. “Como o professor Aquino salienta no curso, a principal ação é a prevenção, afinal, com algumas medidas adotadas na prática, a probabilidade de acidentes diminui”, ressalta.

Para o professor Flávio Vinícius Barreto, que atua nas escolas municipais Professora Núbia Marques, no bairro Coroa do Meio, e Professor Alcebíades Melo Vilas-Boas, no bairro Industrial, o curso foi valioso. “A formação continuada com esses cursos que estão sendo propostos pela Coordenadoria de Educação Física é de extrema importância, pois toca em pontos críticos que serão utilizados na nossa prática. Comumente já somos convidados a atuar quando ocorre algum acidente na escola, independente de estar relacionado às nossas aulas. Então, essa é uma formação de extrema importância porque nós já temos essa facilidade para trabalhar com primeiros socorros, afinal, somos profissionais da saúde que atuam diretamente na área da educação”, apontou.

Outro participante do curso, o professor Isaque Dória, que atua nas escolas Elias Montalvão, no Mosqueiro, e no Laonte Gama da Silva, no Santa Maria, também listou os benefícios. “Essa uma iniciativa importante por dois motivos: primeiro da formação continuada, que é uma necessidade da prática docente e de quem vive a realidade do chão da escola; o segundo é que a gente testemunha diariamente, nas unidades, vários incidentes, coisas corriqueiras como uma criança trombar com outra quando vai usar o bebedouro e se isso resulta em algum ferimento, é necessário ter noção de como agir para minimizar a dor da criança e encaminhar a situação de forma adequada”, afirmou.