Saúde de Aracaju realiza série de ações intersetoriais no Bairro Lamarão

Saúde
30/11/2018 15h52

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, nesta sexta-feira, 30, diversas ações voltadas à intersetorialidade no bairro Lamarão. Com a união de vários programas da Saúde, foram ofertados à população serviços como a vacinação antirrábica, atividades físicas, bem como atividades de combate ao Aedes aegypti.

As atividades foram executadas pelas equipes do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), pelo Programa Academia da Cidade e pelo Programa de Controle do Aedes aegypti, todos vinculados à SMS.

No caso da Vacinação Antirrábica, a ação marcou o encerramento da campanha dos postos fixos, que acontece desde o dia 15 de outubro, com mais de 35 mil animais imunizados. De acordo com a gerente do CCZ, a veterinária Marina Sena, mesmo após a campanha, a vacinação continua sendo realizada na sede no Centro ao longo do ano.

“Hoje finalizamos aqui no bairro Lamarão nossa campanha. É importante ressaltar que quem não conseguiu trazer seu animal de estimação para tomar a vacina antirrábica, o CCZ disponibiliza doses durante todos os dias úteis do ano", destacou. O CCZ está situado à Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz, nº 1081, no bairro Capucho, vizinho à sede do Ibama.

Importância

Reconhecendo a importância da vacinação, o estudante Marcos Santos levou seu cachorro, Beethoven, para ser imunizado no posto fixo do Lamarão e destacou a importância da campanha. “É muito importante imunizar os nossos animais contra a raiva. É uma forma de protegê-los e proteger a nossa família também”, enfatizou.

Os participantes puderam contar também com atividades físicas realizadas sob supervisão do coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, que falou da importância da prevenção de doenças e destacou a ação como um momento de celebração do Polo.

“A prevenção de muitos tipos de doenças pode ser feita também através da prática de exercícios. Aqui no Lamarão, nosso pólo começou desde 2004, com o início do Programa Academia da Cidade. Hoje, temos 400 pessoas cadastradas e participando da academia. O trabalho de prevenção que a SMS faz durante todo o ano, é muito importante, afinal, este é o nosso papel, cuidar da saúde da população”, enfatizou.

Combate ao Aedes aegypti

Durante o dia de ações conjuntas, os moradores do bairro também receberam a visita de técnicos, que realizam um trabalho de orientação a respeito dos riscos do acúmulo de água para o surgimento e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O gerente do Programa de Controle do Aedes Aegypti, Jeferson Santana, conta que os técnicos visitam toda a residência, acompanhados do morador, e observam sinais de qualquer depósito que contenha água, orientam o dono da casa e mostrando os riscos que ele corre ao deixar a lavanderia com água sem a cobertura.

“Os índices de infestação dos bairros, os casos notificados e o resultado do LIRAa são indicativos para a SMS saber quais as áreas que precisam ser intensificadas ou não. Temos percebido que a zona norte de Aracaju precisava ser intensificada com algumas atividades, como panfletagem, esclarecimentos com usuários na Unidades e escolas daqui do Lamarão. De acordo com o último LIRAa o índice de infestação da capital na zona norte está um pouco maior, porque o bairro tem uma concentração de pessoas muito grande e isso favorece muito a proliferação de mosquitos e por consequência a transmissão de doenças”, enfatizou.