Emef Maria da Glória Macedo realiza primeira aula com a maleta digital

Educação
03/12/2018 16h28

Tablets nas mãos, fones nos ouvidos e a empolgação para a aula começar. Nesta segunda-feira, 3, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo, no Bairro Industrial, tiveram a primeira experiência utilizando o material da Maleta Digital, que faz parte do projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica, que atende o município de Aracaju, por intermédio da parceria firmada com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

Equipada com notebook, tablets, carregadores, fones de ouvido, projetor multimídia e tela de projeção, a Maleta Digital oferece inovação na maneira de ensinar e de aprender. A aula na unidade foi orientada pelo Instituto Paramitas (Fundação Telefônica), responsável pela coordenação da iniciativa em Aracaju. Eles participam das formações para os professores e auxiliam, quando solicitados, no decorrer das aulas. A professora Hellen Rejane Sacramento, que leciona para o 5° ano B, elaborou a aula sobre higiene pessoal e pretende, daqui para frente, integrar outros assuntos pedagógicos ao uso dos tablets.

“As crianças estão bem empolgadas pelo acesso ser através de tablets, por ser uma aula diferente. Esse é um material que vai entrar no nosso cotidiano e é uma solicitação deles mesmos, que têm o desejo de aprender usando as novas tecnologias. Pretendo trabalhar com documentários na disciplina de História, com jogos para a Matemática. Esse é mais uma ferramenta que veio pra somar na nossa educação”.

A diretora da Emef, Gleice Mafra, conta que, além de ajudar pedagogicamente, o uso das tecnologias oferecidas pelo projeto também contribuem com a disciplina dos alunos. “Este é um ganho muito positivo para a escola porque saímos daquela aula tradicional. Os alunos se colocam como participantes ativos do processo, ficam empolgados, incentivados, há melhora na disciplina. E motivação é a palavra-chave. Sem falar na parte pedagógica, porque eles realmente estão aprendendo. Muitas vezes, eles já têm acesso em casa aos meios digitais, mas usam de forma mais informal. Aqui, na escola, tem também todo esse momento prazeroso, mas é de forma educativa”.

Projeto Aula Digital


O Projeto Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação Bancária “La Caixa”, que visa criar propiciar melhores oportunidades para crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Além de estar presente em 30 cidades do estado de Sergipe, o Aula Digital também atende a cidade de Manaus, no Amazonas; e Viamão, no Rio Grande do Sul. Em Aracaju desde 2017, o projeto já atende 14 escolas do Ensino Fundamental Menor. O Aula Digital oferece formação presencial continuada e em serviço a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de Educação, além de disponibilizar acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais.