Gestão democrática: Prefeitura inicia registro das candidaturas para gestores escolares

Educação
03/12/2018 18h15

Os profissionais da educação que foram certificados no curso de Gestão Escolar, oferecido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), já podem se inscrever para o processo eleitoral que elegerá os novos gestores das escolas municipais. As inscrições das chapas tiveram início nesta segunda-feira, 3, e seguem até a próxima quarta-feira, 5, às 17h.

Cerca de 425 professores participaram do curso de Gestão, entre os dias 8 e 10 de outubro, e elaboraram um Plano de Gestão Escolar, que serviu como exame de certificação. Os profissionais que obtiveram, no mínimo, 75% de presença no curso e 70% de aproveitamento no exame de certificação, estão aptos para registrarem as candidaturas. Os candidatos devem levar a documentação, discriminada no edital, na Coordenadoria de Gestão Educacional (Coged/Semed), que fica na avenida Pedro Paes de Azevedo, número 761, bairro Grageru.

“Os interessados podem comparecer das 8h às 12h e das 14h às 17h. Hoje, na abertura das inscrições, já percebemos um movimento muito bom, o que significa que os professores estão compreendendo o processo e respondendo. Em algumas escolas, há a perspectiva de registrar mais de uma chapa, o que é algo bastante positivo, pois a comunidade escolar tem a oportunidade de conhecer diferentes projetos”, afirma a coordenadora da Coged, Maria José Guimarães.

Após o término das inscrições, a Comissão Eleitoral Geral verificará a documentação e homologará as candidaturas. De 11 a 17 de dezembro, os candidatos podem iniciar as campanhas nas escolas e o processo eleitoral, que elegerá as novas equipes gestoras das escolas municipais, acontecerá em todas as 74 unidades da rede no próximo dia 19 de dezembro, das 7h às 17h, nas instituições que funcionam em dois turnos; e até às 21h nas que funcionam também no turno da noite. A posse das novas equipes gestoras está prevista para acontecer até o dia 31 de dezembro

A professora Carla Christina Gonçalves é diretora adjunta da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo e, no primeiro dia, compareceu à Coged para registrar a candidatura. “Estamos na gestão há dois anos e queremos continuar o trabalho que iniciamos. O ambiente escolar é muito dinâmico e precisamos de mais tempo para continuar nosso projeto. Amamos educação e acreditamos que essa é a forma de mudar o mundo, e estando na gestão, temos uma visão mais ampla e um maior poder de realizar isso. Por isso, viemos logo no primeiro dia para não correr o risco de perder o prazo”.