Prática esportiva movimenta estudantes da Emef Jornalista Orlando Dantas

Educação
04/12/2018 15h35

“Uma das funções do professor é tornar essa ‘gurizada’ feliz e esperançosa”. A empolgação dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria, mostra que o objetivo do professor de Educação Física, Robson Barbosa, foi alcançado. Felizes, dispostos e animados, os estudantes iniciaram nesta terça-feira, 4, a quinta edição dos Jogos Internos da unidade de ensino. As competições seguem até a quarta-feira, 5.

Queimado, cabo de guerra, embaixadinha e futebol de campo. São diversas as modalidades em que os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos do ensino fundamental competem entre si. Cerca de 70 estudantes, entre oito e 12 anos, participam dos jogos, sempre incentivados pelo professor Robson, idealizador do projeto. “Essas crianças precisam de oportunidades e os jogos são uma forma de oportunizar essa prática esportiva para elas. Quando eu vejo essa felicidade, eu me sinto realizado, pois sei que estou contribuindo com alguma coisa para a vida dessas crianças”, conta.

A Emef, que é mantida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promove os jogos sempre no segundo semestre de cada ano. Segundo a diretora adjunta da instituição, Rute Nunes, as competições têm contribuído em diversos sentidos. “Os alunos esperam durante o ano inteiro para a chegada dos jogos. Além de ajudar na socialização deles, ajuda também na competitividade. Conseguimos explicar que não é só ganhar, que a participação também é importante, que eles precisam ajudar os colegas, que sozinhos não conseguem nada. E fazemos sempre no segundo semestre porque o professor já vai conversando com eles como a disciplina é importante para poder participar dos jogos e, no decorrer do ano, vamos percebendo a diferença”, afirma.

Jorge Felipe Ferreira, 11, está no 5° ano e não larga a bola, enquanto aguarda a partida de futebol começar. “Meu sonho é ser jogador de futebol. Eu sempre jogo nas aulas de educação física e, agora, vou competir nos Jogos. Vou jogar pra ganhar”, comenta, empolgado. Admirado pelos alunos, o professor Robson segue como uma inspiração para eles. “Eu, desde jovem, vivo dentro do esporte foi ele que me trouxe para a Educação Física. Sou oriundo de uma família pobre, e muito do que consegui na vida foi através do esporte. Eu quero plantar esperança no coraçãozinho dessas crianças e, quem sabe, não encontramos uma revelação aqui. A prática esportiva tem essa força, pois ensina regras, limite, respeito”, finaliza Robson.