SMS realiza palestra sobre prevenção de trânsito na AMO

Saúde
04/12/2018 18h06

‘Seja você a mudança no trânsito'. Esse foi o tema da palestra realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), nesta terça-feira, 4, no auditório da Associação de Amigos da Oncologia (AMO), no bairro Cirurgia.

O objetivo da ação foi alertar a população acerca da prevenção de lesões e mortes por acidentes de trânsito, além de propor atitudes para mudar a realidade. Com isso, os participantes se tornam uma espécie de multiplicadores de informações, promovendo uma conscientização ainda maior na sociedade.

"A partir do momento que estamos participando do trânsito, já estamos correndo risco. Então, cabe a cada um de nós a consciência de minimizar as possibilidades de acidentes. O trânsito precisa de mudança de comportamento, somente se conseguirmos envolver toda sociedade, com a consciência de que o trânsito pertence a cada um, é aí que entenderemos e veremos a mudança", reforçou a referência técnica do Nupeva, Lidiane Gonçalves.

Os acidentes de trânsito têm como principal fator contribuinte o fator humano. Porém, as ações de engenharia de segurança provocam modificações de comportamento nos usuários, como o uso de capacete, o respeito dos limites de velocidade e a não ingestão de bebidas alcoólicas por parte dos condutores, seja como motorista, pedestre ou ciclista.

A assistente social da AMO, Leila Carla Leite, agradeceu a palestra da SMS e destacou a importância de discutir o tema. "Vemos altos índices de acidentes, e muitas vidas são destruídas diariamente. Nós precisamos nos unir para diminuir o número de acidentes. Nós temos que disciplinar e educar os condutores. E a população deve seguir as leis de trânsito. Unidos, conseguiremos reduzir as estatísticas de acidentes", enalteceu.

A dona de casa Tamires Cavalcante, que também participou da atividade, ressaltou a temática do evento e disse é necessário dissipar o exemplo através das atitudes do dia a dia.
"As pessoas aprendem pelo exemplo, não necessariamente pelo que lhes é ensinado. No trânsito, temos que ficar sempre alerta, e esta palestra foi super importante para nós, idosos. A melhoria da segurança no trânsito está em nossas mãos", disse.

Dados

De acordo com dados divulgados pelo Nupeva, no ano de 2017 foram registradas 54 mortes por acidente de trânsito. Destas, 12 foram com pessoas acima de 60 anos, sendo um motociclista, dois ciclistas, um passageiro de carro e oito pedestres. Atualmente, os pedestres são uma das maiores vítimas de acidentes de trânsito em Aracaju, dentre eles, os maiores vulneráveis são os idosos.

Em relação ao ano de 2018, até o mês de novembro, já ocorreram 41 óbitos. A partir das análises destas informações, foram planejadas ações integradas com os órgãos envolvidos na segurança do trânsito em Aracaju.