Sema sensibiliza público infantil para a conservação da vida marinha

Meio Ambiente
04/12/2018 16h50

Envolver a geração futura na busca por sensibilizá-la quanto à preservação do meio ambiente, em especial a vida marinha, é o objetivo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) que, por meio do setor de Educação Ambiental (EA), através do programa Praia Limpa, vem desenvolvendo ações a fim de sensibilizar crianças e adolescentes a adotarem novos hábitos a favor do meio ambiente. Uma das ações são as visitas realizadas ao Oceanário de Aracaju, uma parceria do órgão ambiental com a Secretaria Municipal da Educação (Semed) e com o Projeto Tamar, como a ocorrida na manhã desta terça-feira, 4. Alunos da Escola de Ensino Fundamental (Emef) Nossa Senhora Aparecida foram o público-alvo de mais uma ação voltada à sensibilização e contato físico com as riquezas naturais.

Antes de realizar o passeio pelo Oceanário, os alunos com a faixa etária de 7 a 11 anos, puderam conhecer, por meio do universo lúdico proporcionado pela equipe de Educação Ambiental da Sema,  os riscos causados pelo descarte incorreto de lixo, principalmente, quando é realizado nas proximidades da praia, através de um personagem infantil, o Pinóquio, personificado pelo ator e integrante da EA, André Luis Maques, levando,  por meio da arte, conhecimento e  sensibilização.  “Eu faço uma releitura do Pinóquio para contar a história de Gepeto, o pai de Pinóquio, um homem que o caracterizo como o ‘salvador dos animais’, aquele que vai para o mar retirar todo lixo jogado por aquelas pessoas que não têm consciência de suas ações e, assim, resgata a vida dos animais marinhos, por evitar que os resíduos cheguem até a sua fonte de vida, o mar”, relatou. 

As crianças foram guiadas pela monitora do Projeto Tamar, Luciana Machado, acompanhadas pela equipe da Sema, que trabalhou questões relacionadas à importância dos ecossistemas costeiros, enfatizando o índice de sobrevivência dos animais aquáticos devido aos maus hábitos da população ao descartar o lixo incorretamente, como forma de associar a realidade da vida marinha com a prática dos alunos.

De acordo com Luciana Machado, as visitas funcionam como forma de facilitar o entendimento e a importância de preservar e conservar a vida marinha. “De maneira didática, sempre focamos nas espécies dos animais e os perigos que elas sofrem a partir de uma ação incorreta das pessoas, como a pesca desenfreada e o descarte do lixo. Ao mesmo tempo, explicamos os motivos das espécies estarem ameaçadas e como fazer para protegê-las. É de extrema importância que ações educativas como essas sejam realizadas em parceria conosco, pois a criança é a nossa salvação, para termos um futuro melhor e um meio ambiente preservado”, disse a monitora.

Aprendizado

A equipe de Educação Ambiental do órgão realiza diversas ações educativas voltadas para o público infantil, atividade que é resultante da parceria do órgão ambiental com a Semed e com Centros de Referência de Assistência Social (Cras), por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social. 

Segundo a professora da Emef Nossa Senhora Aparecida, Luana dos Santos, a escola já tem o projeto que visa a sensibilização das crianças quanto à preservação e conservação ambiental, como atividades de reciclagem que são desenvolvidas em sala de aula. “Essa é uma forma de facilitar ainda mais os trabalhos educativos realizados na escola, bem como o entendimento dos alunos, pois é uma ação que está envolvendo o contexto de conhecimentos teóricos relacionados à prática”, afirmou a professora Luana dos Santos.

Para a coordenadora pedagógica da Emef Nossa Senhora Aparecida, Lindete Nunes de Oliveira, essa parceria com a Sema vem dando oportunidade a esses alunos, um nível a mais de conhecimento, pois há alguns que nem sabiam da existência do Projeto Tamar. “E, assim, contemplamos o nosso projeto que já temos na escola, com a reciclagem do lixo. Hoje, eles estão vendo na prática a real importância do porquê realizar bons hábitos a favor do meio ambiente”, destacou.  

Sensibilizados

Cleverton Queiroz, de apenas 7 anos, relatou que sempre foi ensinado que não se deve jogar lixo na rua e, hoje, aprendeu a importância desse ato. “Aqui, eu aprendi o porquê de não podermos jogar lixo na rua, na praia, e sim jogar o lixo no lixo, por causa da vida marinha, da sobrevivência das tartarugas. Se a gente jogar lixo no mar elas morrem, pois vão pensar que o lixo é comida”, contou o estudante. 

Já a estudante Emili Vitória Santos, de 11 anos, disse que foi a primeira vez que esteve no Oceanário e que, além de se sentir feliz ao ver diversos animais marinhos, levou conhecimento para casa. “Hoje eu aprendi que não devemos jogar lixo nas ruas e muito menos no mar, pois podem poluir o meio ambiente e causar a morte dos animais marinhos. A partir de hoje eu não vou jogar mais lixo na praia e vou ajudar a conservar a natureza”, finalizou.