Assistência: pessoas em situação de rua encerram curso de Estratégias de Vendas

Assistência Social e Cidadania
04/12/2018 16h41

Foi encerrado na manhã desta terça-feira, 4, o curso de Estratégias de Vendas, ofertado pela Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, através do vínculo com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Aproximadamente 20 pessoas participaram do curso, que teve o conteúdo programático composto por noções de empregabilidade, técnicas de vendas, marketing e empreendedorismo.

Durante todo o ano são ofertados no Centro Pop, pela gestão municipal, diversos cursos com o objetivo de qualificar as pessoas em situação de rua e prepará-las para serem inseridas no mercado de trabalho. Esse, por exemplo, foi de 60 horas de carga horária, dividido em noções teóricas e práticas, em que o participante conheceu desde como persuadir o cliente para adquirir o produto até mesmo a como se comportar de uma maneira adequada durante o atendimento ao cliente.

Para muitos dos participantes, mais um degrau para alcançar a tão almejada vaga de emprego foi atingido. Como é o caso do paulista Rosivan Jesus Filho, que vive em situação de rua em Aracaju há cerca de um ano e meio. Rosivan, que pretende voltar à capital paulista para atuar na área de vendas, acredita que o curso o tornou ainda mais preparado para enfrentar os desafios do mercado. “Foi um curso maravilhoso. Aprendemos muitas coisas, como dialogar com os consumidores, ter postura, saber se posicionar diante de uma venda, dentre outras coisas. Agradeço muito pela oportunidade. Agora, quero retornar para minha terra e atuar no mercado de vendas que, como foi passado, é muito amplo”, observa.

A aplicação do curso no Centro Pop é resultado de um trabalho de extensão da graduação do gerente do Cadastro Único, José Davi Ferreira, que resolveu trabalhar o empreendedorismo social com as pessoas em situação de rua da capital sergipana. A ideia da promoção do curso veio no final do projeto e foi abraçada pela Secretaria da Assistência. “Esse projeto começou no início do ano e resolvemos dar continuidade. A ação buscou trabalhar a autonomia dessas pessoas e o espírito empreendedor de cada um que participou. Resolvemos levar o trabalho para equipe da Assistência que, inclusive, o recebeu de braços abertos por entender que, além de ser algo que daria continuidade ao trabalho já desenvolvido, cumpria com o papel da pasta que se preocupa com esse público. Alinhamos tudo e graças a uma grande turma hoje encerramos o curso de Estratégias de Vendas com bons resultados”, pontuou.

Outra beneficiada com a iniciativa foi a Cleide de Oliveira, que está em situação de rua há quase 12 anos. Cleide, que se sustenta como vendedora ambulante, enxerga sua participação no curso como algo que veio para agregar e impulsionar as suas técnicas de vendas. “Foi um curso que me fez aprender muito. Eu já saio por aí vendendo as minhas águas, os meus refrigerantes, agora vou parar para pensar em outras formas para melhorar as minhas vendas”, disse.

De acordo com o instrutor de formação profissional, Fábio Cardoso, o curso teve como propósito qualificar os usuários do Centro Pop para aumentar as suas chances de ingressar no mercado de trabalho. Para ele, uma oportunidade de bastante troca de experiências. “A nossa missão foi justamente a de capacitar essa turma e apresentar as possibilidades do mercado. Aqui, além de seguir o conteúdo programático ainda mostramos como o mercado de vendas vem se comportando e como os participantes podem tornar os seus currículos mais atrativos. Além disso, nesse curso trabalhei outras questões, a exemplo da motivação, por se tratar de um público que vive em uma situação de extrema vulnerabilidade. Confesso que foi um experiência muito rica”, ressaltou.