Projeto Retribuir realiza tarde de atividades no bairro Bugio

Juventude e Esporte
04/12/2018 17h49

Uma tarde animada e repleta de atividades. Foi assim com as ações do Projeto Retribuir nessa terça-feira, 4, na Associação de Moradores do bairro Bugio. A alegria entre os idosos foi o ponto alto das iniciativas realizadas pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).

O evento, que surgiu da necessidade de promover momentos de lazer voltados para a terceira idade, foi idealizado pelo coordenador de Esportes de Alto Rendimento da Sejesp, Sérgio Thiessen. "O nome do projeto foi escolhido por mim, pois significa que nós temos que retribuir a essas pessoas de mais idade e o tanto que eles já se dedicaram. É muito emocionante, pois tem uma grande interação. O projeto, desde que teve esse aporte, onde a secretaria assumiu como uma política, já visitou todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e alguns centros sociais. E está sendo remodelado para o ano de 2019, fazendo parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura, está sendo readequado para uma nova realidade, a ideia é que ele cresça".

A proposta da ação logo foi abraçada pelos participantes que aproveitaram a tarde de diversão, que marcou o encerramento das atividades em 2018. Segundo Sérgio, é um momento de descontração e também de informação. "A ideia é que eles esqueçam um pouco as lutas diárias, o cansaço, as limitações do corpo e da mente, e que sorriam e celebrem a vida. Também passamos mensagens importantes na área de saúde, de motivação. Aproveitamos esse momento de descontração para falar com eles", concluiu.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Bugio e do grupo de Idosos Deus é Fiel, Aragão Barroso, abriu a programação do evento e destacou a importância de promover atividades na comunidade voltada para o público da terceira idade. "Esse grupo já tem nove anos de fundação, são 100 componentes e toda vez que a Sejesp vem com o programa Retribuir, para eles é uma alegria, é uma nova diversão, são brincadeiras que possam alegrar. Acredito que o Projeto Retribuir só vem enaltecer essas pessoas que tanto trabalharam na vida e merecem nosso carinho".

Com uma peruca colorida e um sorriso no rosto, Maria Francisca desfilou, dançou e participou de todas as atividades. Aos 82 anos, Maria esteve nas edições anteriores do Projeto Retribuir e fez questão de estar presente em mais uma. "Eu gosto bastante das atividades, já participei umas três ou quatro vezes. É muito importante para a gente, me divirto o tempo todo com as minhas amigas. Eu quero é que o projeto venha muito e muito mais".

Com todo gás, Maria Eunice participa do grupo de Idosos da Associação de Moradores do bairro Bugio há cinco anos. Empolgada, a cada atividade a senhora de 76 anos cantarolava junto com os profissionais da Sejesp. "Eu gosto muito quando Sérgio e os meninos do projeto vêm aqui, eu já tinha feito outras atividades com eles, e sempre é alegria garantida. Ele anima muito a gente, é bom demais. É um momento de união, aqui somos uma grande família".