Saúde realiza ação de prevenção de acidentes de trabalho no Corpo de Bombeiros

Saúde
05/12/2018 19h38

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), e em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou nesta quarta-feira, 5, uma ação de cuidado, prevenção de acidentes e promoção da saúde no ambiente de trabalho do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE).

Atualmente, a Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) é dividida em dois equipamentos: o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat).

O Cerest já desenvolve um trabalho voltado à promoção da saúde ocupacional dos profissionais da corporação, propondo ações que garantam suporte permanente de atendimento médico, de enfermagem e psicológico, em virtude da exposição inevitável dos bombeiros aos riscos operacionais físicos, mecânicos, químicos e biológicos em suas atividades.

“A ideia é construir um protocolo de pós-exposição a riscos de natureza biológica e uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com medidas de segurança aos riscos enfrentados pelos bombeiros, uso correto de equipamento de proteção individual (EPI), Direitos Humanos, stress, psicologia das emergências, exposição solar e desidratação, exposição a ruídos, alimentação saudável laboral e patologias da coluna na realidade do bombeiro”, disse o coronel Max Oliveira Menezes.

O psicólogo da Reast, que participou da atividade conscientizadora, destacou a importância da relação entre o trabalho e a saúde. “A questão de saúde perpassa por vários fatores, como sociais, de autorrealização, estima, segurança e física. Hoje vamos fazer a medição auditiva, em relação ao risco [ruído], com uma linha de cuidado montada e estruturada dentro do protocolo de Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional (PAIR), com os militares da Orquestra do CBMSE, pois eles precisam ter um conforto para trabalhar, seja ele físico ou psicológico, que são diretrizes que temos enquanto saúde do trabalhador”, explicou.

Importância

A professora do curso de Fonoaudiologia da UFS, Tereza Raquel Ribeiro, que participou da ação realizando orientações referentes à área dela, ressalta a importância da atividade, que sensibiliza os futuros profissionais para o conhecimento das ações realizadas pelo Cerest.

“O barulho causa perdas na audição irreversíveis. Então, é importante que o trabalhador tenha a noção e que a gente tente identificar de onde vem o barulho para tomar medidas de prevenção e proteção para a saúde deste indivíduo. Esta parceria é muito importante para o aluno, que vai a campo, identificando o local de trabalho, os riscos que podem correr estes trabalhadores e a partir disso traçamos medidas e soluções. O conhecimento de como funciona o cotidiano é fundamental na formação destes alunos”, esclareceu.

O estudante Geison Dória avaliou de forma positiva a ação. “O fonoaudiólogo lida com pessoas em situações delicadas, e esta ação esclareceu muitas coisas, estou motivado ainda mais, para estagiar e colocar em prática todo o conteúdo aprendido”, falou.

Saúde do Trabalhador

De acordo com dados da Visat, de janeiro a julho de 2018, foram notificados 208 casos de agravos em saúde do trabalhador em Aracaju. Dos agravos, predominaram os acidentes com exposição a material biológico com 156, seguido de acidente grave com 31, Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) com 12, Intoxicação Exógena com três, Perda Auditiva Induzida por Ruído Ocupacional (PAIR) com três, e transtorno mental com três.

Ao todo, existem 11 tipos de agravos notificados pela Visat, como por exemplo, acidentes com exposição a material biológico, acidente de trabalho grave, acidente de trabalho ilegal de crianças e adolescentes, acidentes fatais, cânceres, doenças de pele, DORT, LER, PAIR, doenças respiratórias causada pela inalação de substâncias químicas, transtornos mentais e intoxicações exógenas.