Cursos do eixo de Gestão e Negócio da Fundat aprimoram desempenho profissional

Formação para o Trabalho
05/12/2018 17h12

O medo de falar em público é um problema que pode prejudicar desde as relações interpessoais, até uma possível contratação em vagas de emprego. Por esse motivo, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) ofertou o curso de Como Falar em Público (30h), encerrado nesta quarta-feira, 5, no Centro da Juventude, localizado no bairro Farolândia. O objetivo da capacitação é preparar a população para enfrentar o mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

O curso, que faz parte do eixo de Gestão e Negócios da Fundação, abordou diversas técnicas que contribuem para a desenvoltura dos alunos, a exemplo de programação linguística, respiração e ancoragem. Além disso, os cursos de Atendimento com Qualidade, Liderança e Desenvolvimento de Equipes, Educação Empreendedora e Financeira, Telemarketing, Técnicas em Vendas, Empreendedorismo Digital e Vendedor em Shopping também estão inseridos neste eixo.

Segundo a instrutora, Soraya Dantas, a inteligência emocional foi um dos pontos cruciais para o desenvolvimento do curso. "Foi maravilhoso. Trabalhei de forma interventiva, abordando as emoções deles, que vai além da parte técnica e do conteúdo. Apliquei algumas técnicas para que a turma soubesse se posicionar melhor na frente do público e gerar um sentimento de autoconfiança diante do nervosismo, com o intuito de trazer a tranquilidade", afirmou Soraya.

Preparação

Mercês Dantas é formada em Pedagogia, mas contou estar empolgada com a chance de mudar de área. Para ela, se preparar para enfrentar processos seletivos de um novo emprego é de suma importância para sua confiança e desempenho profissional, quando for contratada. "Estou desempregada e quero entrar na área da Administração, principalmente na parte de gerenciamento de pessoas. Queria aprimorar o meu conhecimento e a minha linguagem, para que eu possa saber conversar com as pessoas. O curso ajuda a estimular a liderança, a autoestima e a como tratar as pessoas, o que é muito importante", comentou a aluna.

Já Victória Ramos ainda não teve experiências profissionais, mas viu na capacitação uma chance de se preparar para quando estiver trabalhando na área da saúde, que é seu sonho. "Eu adquiri muitas experiências. Cheguei na aula sem conseguir me comunicar bem em público, e com todo o aprendizado, eu consegui melhorar bastante nesse aspecto e em muitos outros também. Pretendo usar o que aprendi na minha vida pessoal e na minha futura carreira, por isso procurei o curso", ressaltou.

Abrangência

Esta quarta-feira também contou com o encerramento do curso de Marketing Pessoal (30h), realizado na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) José Joaquim dos Santos, situado no bairro Coroa do Meio. Na capacitação, foram abordadas habilidades como percepção, convívio social e profissional, liderança e networking.

Sérgio Sacramento foi um dos participantes, e salientou a importância do aprendizado adquirido no curso para abrir novas perspectivas em seu próximo emprego. "O curso me ajudou a decidir o meu futuro. Saí há pouco tempo do mercado de trabalho e agora vou aproveitar para ter uma visão do que eu quero. Pretendo me capacitar e voltar ao mercado de forma mais certa, fixa. Eu era muito tímido, mas perdi esse medo graças ao que o professor ensinou, porque ele trabalha a mente da gente, ensina a como se comportar em uma entrevista e no dia a dia, o que foi ideal. Antigamente eu não tinha coragem de falar em público, hoje já consigo, mesmo com medo", enfatizou o participante.