Saúde discute redução de danos em seminário na capital

Saúde
05/12/2018 19h25

A Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu o Seminário de Redução de Danos com o objetivo de discutir a linha de cuidado para usuários com dependência química em crack, álcool ou outras drogas. O evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 5, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão.

O encontro foi realizado para usuários, trabalhadores, estudantes e residentes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju e pessoas que se interessam pelo tema. Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gregório de Matos de Salvador (BA) também prestigiaram a ação.

“Este é o primeiro seminário que fazemos e é uma ótima oportunidade para fomentar a discussão da redução de danos, que na verdade deveria ser debatida pela Saúde como um todo. É importante estar discutindo esta política, seu conceito, bem como a atuação e estratégia de redução de danos com todos os parceiros que trabalhamos, inclusive com os profissionais da Secretaria da Assistência Social, para fortalecer o projeto e ampliar as parcerias. Sozinhos não podemos trabalhar, nosso trabalho deve ser realizado em rede”, destacou a coordenadora do Projeto Redução de Danos (PRD) da SMS, Daniele Ribeiro Alves.

O seminário foi iniciado com a apresentação do grupo de percussão BatuCaps, formado pelos usuários do AD Primavera. Depois houve uma mesa redonda com trabalhadores do Caps AD Vida e do PRD. Também foi realizada a apresentação de trabalhos acadêmicos, que se tornaram livros, produzidos a partir da experiência profissional juntamente com o Programa Consultório na Rua e com o psicólogo Wagner Mendonça, referência técnica em Saúde Mental na Atenção Primária.

Um momento relevante foi a exibição do filme "Diz Heróis", um documentário realizado com usuários de São Paulo durante o programa "De Braços Abertos", em 2014, e contou com a presença do cineasta e diretor do filme, Dário José, para um debate após a sessão.

“É fundamental conversar sobre esta população vulnerável e entender que estas pessoas merecem uma atenção, principalmente do poder público, e abrir um espaço para discussão e troca de informações e experiências de como tornar a vida destas pessoas com uma qualidade melhor é sempre viável. Aracaju, é uma cidade, que vejo, ter muita atenção para esta população com os equipamentos públicos disponíveis”, argumentou o cineasta, que há dois anos escolheu Aracaju para morar.

Para a usuária do PRD e do Caps AD Primavera, Andreia da Silva, participar deste seminário foi muito bom, pois foi possível aprender muitas coisas novas para melhorar a qualidade de vida. “Eu, particularmente, bebia um litro de vodka por dia e dormia nas calçadas. Hoje tomo medicamentos, já diminuí para menos da metade do que bebia, e moro na casa da minha avó com uma prima e uma tia. É importante escutar as palestras para ter conhecimento. Eu mesma melhorei muito depois que iniciei o tratamento”, declarou.

PRD

O Projeto Redução de Danos (PRD) faz parte da Reaps e trabalha para diminuir o impacto dos danos causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas dos usuários. “Como também reduzir a contaminação de doenças de grupos considerados de risco. Por exemplo, o usuário de drogas que faz compartilhamento de seringas. Aqui ele aprende que com este comportamento pode pegar alguma doença ou infecção, como o HIV”, explicou a coordenadora da Reaps, Chenya Coutinho.

O PRD trabalha no território com pessoas em situação de rua e que não acessam a unidade básica de saúde. O programa faz visitas domiciliares e promove ações educativas nas escolas. “O trabalho é realizado mais vinculados aos Caps e, em paralelo, com os Programas Consultório na Rua e IST/Aids e Hepatites Virais”, completou a coordenadora da Reaps.