Prefeito anuncia mudança de data da Corrida Cidade de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
06/12/2018 12h02

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, anunciou na manhã desta quinta-feira, 6, a mudança de data da Corrida Cidade de Aracaju, evento esportivo que acontece em comemoração ao aniversário da capital. No mês de setembro, a Prefeitura de Aracaju anunciou a data da Corrida para o dia 16, sábado anterior ao 17 de março, data que se comemora o aniversário de Aracaju. Ao lado do secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, e do secretário da Fazenda, Jeferson Passos, o prefeito explicou a necessidade da mudança de data do evento. Em 2019, a corrida será realizada no dia 23 de março, uma semana após o aniversário da cidade. 

Tradicionalmente, a corrida começa na cidade de São Cristóvão e segue para Aracaju, simbolizando a mudança da capital de uma cidade para a outra, e foi, devido a um pedido do prefeito de São Cristóvão, que a alteração aconteceu, conforme Edvaldo explicou. “Tínhamos anunciado a corrida para o dia 16 de março e comemoramos muito porque aumentaria o número de atletas e facilitaria a organização. Porém, recebi um pedido preocupado do prefeito de São Cristóvão. Houve uma coincidência: a corrida seria realizada na mesma data em que ocorrerá a procissão do Senhor dos Passos, em São Cristóvão. Essa procissão é muito tradicional e já acontece há mais de 200 anos, é uma festa religiosa fundamental para a manutenção da regionalidade e, por isso, tivemos a necessidade de alterar a data da corrida”, justificou o prefeito de Aracaju. 

O prefeito se desculpou com aqueles que já haviam se programado para o dia 16. “Pensamos na corrida só acontecer em Aracaju, mas, conversamos com pessoas da área esportiva que entenderam que, sem as ladeiras da João Bebe Água, a corrida não teria o mesmo brilho. Analisamos a situação de maneira muito criteriosa e optamos pela mudança da data e, assim, a corrida será no dia 23 de março. Peço desculpas aos que se organizaram antecipadamente, mas, garanto que valerá a pena, pois, estamos trabalhando para que o evento seja ainda melhor do que foi neste ano”, frisou o prefeito. 

O secretário Jorge Araujo Filho reforçou a preocupação com os corredores. “A procissão acontece de acordo com a Quaresma e ainda não havia ocorrido essa coincidência de datas. Tentamos buscar algumas alternativas, mas, estas tirariam o charme da corrida Cidade de Aracaju. A data foi alterada, mas a qualidade da corrida está mantida. Ouvimos atletas, clubes de corrida e foi praticamente unânime o apoio. Estamos trabalhando para, ainda neste ano, abrir as inscrições, o que seria um marco. O que podemos garantir aos corredores é que continuaremos nos preocupando com eles e fazendo a corrida para melhor atendê-los, com nível de excelência”, reforçou. 
 
Edvaldo Nogueira frisou ainda que está em busca de patrocínio do Ministério dos Esportes, o que, sendo conquistado, resultará em maior organização e qualidade. “Nosso intuito é melhorar a cada ano e buscamos patrocínio para isso. Queremos bater o recorde de inscritos novamente”, concluiu.