SMS desenvolve ações direcionadas a saúde do trabalhador

Saúde
06/12/2018 17h50

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem como função primordial fortalecer a política da saúde do trabalhador, procurando estruturar e desenvolver ações direcionadas aos trabalhadores formais ou informais, públicos ou privados, desempregados e aposentados, de maneira individual e coletiva. Esses são os objetivos da Reast.

Dividida em duas frentes de trabalho - o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat) -, a Reast realiza diversas ações que visam, de modo geral, o bem estar e a saúde do trabalhador.

O Cerest tem como atribuição o acolhimento, consulta médica em saúde do trabalhador, articulação intra e intersetorial, visando produzir resolutividade dos problemas, execução de ações de prevenção dos acidentes, de doenças e de promoção à saúde em ambientes de trabalho, elaborando e executando projetos de estudo.

Já a Visat faz busca ativa de casos de acidente de trabalho, alimentação de bancos de dados, mapeamento de risco dos locais de trabalho, inspeção, investigação e confecção de boletim epidemiológico.

Saúde X Trabalho

O psicólogo do Cerest, Pedro Henrique Nunes, detalha as ações realizadas, destacando que as atividades buscam abordar questões como o estabelecimento da relação entre saúde mental e trabalho, e também fortalecendo a equipe para intervenções na realidade social.

“Promovemos periodicamente ações em várias empresas, buscando conscientizar tanto os empregadores quanto os empregados, sobre a importância de ter um bom ambiente de trabalho para melhor rendimento e prevenção de patologias, que de alguma forma tenham sido causados por uma relação de trabalho”, explicou o psicólogo.

A médica Acácia Seixas, que atua na Rede de Atenção Primária, reforça a necessidade de uma conscientização de que as relações no ambiente de trabalho, ou até mesmo o espaço físico, podem ser agentes causadores de problemas no trabalho.

“Aqui, trabalhamos todos juntos, com humanização, integração e interação. É um ambiente muito bom, promovendo uma gestão mais participativa, com o envolvimento dos diversos profissionais”, ressaltou.

A Reast está localizada no Edifício Estado de Sergipe, 19º andar, na travessa Baltazar Góis, 86. Para mais informações, o trabalhador interessado pode entrar em contato pelos telefones 3179-2737, ou 3179-2792.