Edvaldo entrega novos equipamentos para Centro Especializado de Reabilitação

Agência Aracaju de Notícias
06/12/2018 17h27

Crianças e adolescentes com deficiência física, motora e intelectual, residentes em Aracaju, terão o atendimento ampliado pela Prefeitura. Através da Secretaria Municipal da Saúde, a gestão municipal adquiriu novos equipamentos, que serão usados, cotidianamente, pelos profissionais do Centro Especializado de Reabilitação (CER II), do bairro Siqueira Campos, durante os tratamentos dos assistidos.

Os brinquedos educativos e acessórios foram entregues pelo prefeito Edvaldo Nogueira, na tarde desta quinta-feira, 6, no local anexo ao Centro de Especialidades Médicas (Cemar).  A aquisição faz parte do processo de reestruturação do centro especializado, realizada com o objetivo de melhorar, cada vez mais, o atendimento prestado, colaborando com o estímulo dos pacientes.

“Esse ato representa muito. Esses equipamentos serão fundamentais para auxiliar no tratamento dessas crianças e adolescentes que possuem deficiência física e intelectual e precisam desses materiais. Com essa iniciativa, vamos, efetivamente, dar um passo adiante na recuperação deles, que enfrentam tratamentos longos, difíceis, mas que poderão contar com mais conforto e com melhorias na qualidade do atendimento ofertado. É aqui que eles encontram a esperança para melhorarem de vida, então precisamos cumprir com o nosso papel e dar a nossa contribuição”, enfatizou o prefeito Edvaldo Nogueira.

De acordo com o gestor municipal, a ação representa um passo importante para a Saúde de Aracaju. “Nós já avançamos bastante em quase dois anos. Hoje, as unidades básicas atendem melhor a população, as farmácias básicas estão, em grande parte, abastecidas, já conseguimos melhorar as filas das especialidades, mas precisamos fazer mais. É preciso melhorar ainda mais. Então, acho que a gente pode fazer um trabalho muito efetivo de melhorias na Saúde. E esse é o foco até 2020”, destacou.

Os brinquedos e equipamentos serão distribuídos por 10 consultórios multidisciplinares. Todo o material foi adquirido através de recursos federais, com o programa ‘Viver sem Limites’. “Ele será usado nas terapias com as crianças e adolescentes. Com isso, estamos conseguindo fortalecer o serviço prestado à população. Estamos, inclusive, projetando outras melhorias, tanto na parte estrutural como na recomposição de equipes, para que possamos, realmente, voltar a ter um serviço de excelência para esses aracajuanos”, detalhou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Utilização

Todas as equipes, formadas por assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos neurologistas e ortopedistas, farão uso dos acessórios durante as atividades lúdicas. “É um aporte a mais para o tratamento delas, então além do conhecimento que os profissionais têm, é um acréscimo para melhorar a estimulação dos pacientes que assistimos aqui”, explicou a gerente do Centro Especializado de Reabilitação, Milena Amaral.

Segundo ela, os equipamentos também serão utilizados no tratamento dos pacientes adultos. “Todos vão ser beneficiados com o recebimento desses materiais. Principalmente porque, além dos brinquedos, recebemos materiais de fonoaudiologia, como fortalecedores das línguas, lábios e exercitadores. Todas essas ferramentas se tornarão aliadas nos tratamentos, agilizando os objetivos estabelecidos” frisou.