Saúde reformula o Programa Academia da Cidade

Saúde
21/12/2018 15h30

Um dos projetos prioritários da atual gestão da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) é o Programa Academia da Cidade (PAC) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).  O PAC foi reformulado e atualmente está espalhado por 24 polos na capital, promovendo atividades físicas e, consequentemente, saúde para os aracajuanos.

Desde o início da atual gestão, o programa tem sido reestruturado, e este ano o PAC fez um consolidado mensal do número de atendimentos nos 24 polos, até o mês de novembro. Foram 161.314, uma média mensal de 14.664 procedimentos, entre os quais estão avaliações física, antropométrica e cardiorrespiratória; atividades coletivas como ginástica e circuito funcional e atividades esportivas e educação em saúde.

“Em setembro do ano passado iniciamos um movimento de reconstrução do PAC. Nós não tínhamos dados atualizados de atendimentos, não sabíamos quantas pessoas estavam cadastradas. Então fizemos um pente fino no levantamento e, aliado a isso, fizemos a reformulação do modelo lógico. Alteramos e atualizamos o fluxograma, porque estava com o mesmo fluxo desde 2004, quando foi implantado. Atualizamos as ações, as atividades, os parceiros e o impacto do programa na SMS. Hoje todos os processos estão bem detalhados”, informou o responsável técnico pelo PAC, Magno Carvalho.

Novo perfil

Segundo Magno, toda a reformulação foi necessária até para nortear o direcionamento do programa. “Foram incluídas outras atividades para mudar mais a cara do PAC, pois ele tinha um viés mais voltado para o idoso. Analisando todos os indicadores de sobrepeso, obesidade e hipertensão arterial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Vigitel, que é uma pesquisa do Ministério da Saúde por inquérito telefônico, e da Pesquisa Nacional por Atendimentos Domiciliares (PNAD), observamos que o adolescente vem aumentando o sobrepeso e a obesidade. Por causa da nossa atualidade de tecnologia, as pessoas vêm se movimentado menos”, frisou.

Por isso, foram incluídas as atividades esportivas em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) para agregar um novo tipo de perfil de público para o PAC. Outra medida adotada foi o fortalecimento do vínculo com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das equipes do Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf).

“Hoje os nossos profissionais de Educação Física estão participando das reuniões das equipes de Saúde da Família e se integrando com os usuários, tanto os que participam do polo, como os que não. Isso é para justamente melhorar o serviço e o fluxo”, disse.

A SMS conta com nove equipes de Nasf. “Mas a maioria não trabalhava lado a lado com os polos do PAC. Então sentamos com a coordenação e alinhamos as equipes do Nasf nas unidades que tínhamos polos. Hoje temos oito equipes de Nasf vinculadas aos polos da Academia da Cidade, o que torna muito mais completa a promoção à Saúde para os nossos usuários”, pontuou o técnico responsável.