Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Cultura

Alunos da Escola de Artes Valdice Teles se apresentam no Natal Iluminado da Praça Fausto Cardoso

06/12/18 22h42

Os 400 mil pontos de luz instalados para a decoração natalina da Praça Fausto Cardoso e do calçadão da rua João Pessoa, no Centro de Aracaju, pareciam convergir na mesma direção, ao som do ritmo compassado das apresentações musicais realizadas nesta quinta-feira, 6. Os shows fazem parte da programação do Natal Iluminado 2018, um projeto da Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), a Energisa e a Celse Centrais Elétricas de Sergipe S. A. 
 
A programação iniciou às 17h, com o grupo Quinteto de Cordas do Sesc. Às 18h, foi a vez dos alunos do curso de piano e teclado da Escola de Artes Valdice Teles, unidade vinculada à Funcaju, realizarem uma surpreendente apresentação, ministrada pelo professor Mayckou. Logo mais, às 18h30, o artista e também professor da Valdice Teles, Bob Zé, juntamente com os seus alunos, fizeram um belo show com violão popular. Às 19h, Bruno César e banda subiram ao palco. Em seguida, o músico Lula Ribeiro finalizou a noite com muita música popular.  
 
O professor Mayckou Dias comentou sobre a oportunidade de trazer os alunos da Escola de Artes Valdice Teles para se apresentarem em público em um evento tão ‘iluminado’. “Todo mundo que entra no mundo da arte precisa encarar e se acostumar com a plateia. Então, essa foi praticamente a avaliação final do curso. Participar de um evento como esse, com um público grande e aberto é um teste de fogo. Para eles, como instrumentista, é crescimento. Além disso, é um evento bonito e organizado, onde apresenta música e arte para, principalmente, aquelas pessoas que estão saindo do trabalho. É algo que tem que ter todos os anos”.

Para Sabrina Rodrigues, aluna do curso de teclado da Valdice Teles, a oportunidade de tocar no Natal Iluminado foi única e emocionante. “A princípio assustou um pouco, mas é realmente necessário passarmos por isso. A gente precisa passar dessa fase de encarar o público. Essa foi uma oportunidade maravilhosa e esse lugar está lindo. Eu trago todo ano a família para vir ver esse natal iluminado e, esse ano, tive a oportunidade de trazer a família para também me assistir e com esse cenário incrível”, disse.
 
A aracajuana e educadora Patrícia Farias ficou encantada com o cenário iluminado que viu na Praça Fausto Cardoso e garantiu que melhor ainda foi escutar música boa ao vivo num lugar tão lindo e com segurança. “Essa é uma ideia maravilhosa. Para as crianças isso aqui também é muito bom. Acredito que assim elas podem conhecer um pouco como é a realidade do Natal e isso é muito importante. As apresentações estão sendo muito legais, principalmente, porque percebi que está preservando a cultura do nosso povo, com músicos locais”, parabenizou. 
 
Abertura oficial
 
O prefeito Edvaldo Nogueira abriu oficialmente a programação do Natal Iluminado 2018 na Praça Fausto Cardoso, na última sexta-feira, 30 de novembro, reafirmando o propósito de tornar Aracaju um polo turístico no período natalino. Até o dia 6 de janeiro de 2019, ainda serão realizadas várias apresentações culturais, com muito entretenimento e lazer.
 
Pelo convênio firmado, a Prefeitura se responsabilizou por toda a infraestrutura necessária à realização do evento, além de garantir a segurança e a limpeza pública. Já a Fecomércio ficou responsável pela decoração natalina, a Energisa pelo fornecimento de energia para a iluminação da praça,e a Celse Centrais Elétricas de Sergipe S. A para o calçadão da rua João Pessoa. Foram investidos aproximadamente R$ 500 mil para execução do projeto.