Edvaldo entrega certificados para servidores capacitados pela Esgap

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2018 14h19

 

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou na manhã desta segunda-feira, 10, em solenidade ocorrida no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, os certificados de conclusão aos servidores que se capacitaram pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) durante o ano. Vinculada à Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), a escola disponibilizou 30 cursos de capacitação em 2018, contemplando 928 trabalhadores que fazem parte do funcionalismo municipal.

As especializações foram ofertadas pela gestão municipal com o objetivo de preparar, cada vez mais, o servidor público, para prestação efetiva dos serviços à população. “Revela a importância que damos aos servidores da Prefeitura, que tanto nos ajudam na execução do projeto de transformar Aracaju em uma cidade inteligente humana e criativa. É fundamental que a gente os qualifique, os prepare para resolver os problemas da sociedade , garantindo melhores resultados”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

O gestor enfatizou sua satisfação pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Esgap, em quase dois anos de administração, e frisou que a escola tem cumprido seu papel “de ser instrumento de qualificação”. “Quando assumi a Prefeitura, pedi que a escola preparasse os servidores para saber lidar melhor com os problemas cotidianos que as funções exigem, em todas as áreas da administração. E isso tem acontecido. Ela avançou não apenas no sentido de qualificar o servidor profissionalmente, mas individualmente, e esse trabalho fortalece a gestão. Estou muito satisfeito, principalmente porque somos um time e é por causa de cada funcionário que se dedicou a participar destes cursos, que estamos conseguindo fazer um bom trabalho”, ressaltou.

Preparação

Somente no primeiro semestre de 2018, a Escola de Governo e Administração Pública disponibilizou 18 cursos para os servidores públicos municipais. Na segunda metade do ano foram 12 capacitações, completando a grade programada para o ano. As aulas foram ministradas por profissionais do próprio quadro municipal ou entidades parceiras, segundo o diretor da Esgap, Bosco Rollemberg.

“É a confirmação de uma diretriz do prefeito Edvaldo Nogueira, de que investir no servidor municipal é investir na cidade que queremos ter. Em dois anos, quase dois mil servidores passaram pela escola e, neste período, buscamos ofertar capacitações que correspondam às necessidades, às solicitações e as carências das diversas secretarias. E para isso, contamos com um time que se predispôs a nos ajudar”, explicou Bosco.

O diretor da Esgap também informou a realização de 10 palestras e de 233 atendimentos, todos voltados para a motivação do servidor público. “Esses atendimentos psicossociais foram diferenciais. Realizamos palestras educativas e oficinas terapêuticas em grupo para promover bem-estar espiritual aos servidores, permitindo a eles mais disposição para a realização de tarefas. Algo aparentemente simples, mas que influencia diretamente na qualidade do serviço prestado” detalhou, lembrando que a escola tem atuado para preencher a lacuna de capacitação no setor público.

De acordo com secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira, a oferta de cursos de capacitação para os servidores é uma das diretrizes do Planejamento Estratégico. “Está dentro do Plano de Profissionalização na gestão pública, que nos possibilita agregar produtividade ao servidor, ao mesmo tempo em que aumentamos a sua satisfação. Todos os requerimentos, tanto internos, quanto externos, passam a ter uma resolutividade maior, graças ao investimento feito em capacitação, em transmissão de conhecimento e padronização do modelo de trabalho. Ganha o servidor, que se torna mais preparado para exercer a função, e ganha o aracajuano, que passa a ter acesso a serviços mais céleres e desburocratizados”, pontuou o secretário.

Oportunidade

Ao se pronunciar como representante dos demais servidores presentes, a servidora Stella Maris Dornelas de Abreu, destacou que as oportunidades oferecidas pela Prefeitura abrem possibilidades para a produção coletiva, em favor da população. “A vida ganha outra dimensão quando nos sentimos úteis no nosso ambiente de trabalho. Quando estamos preparados para cumprir tal função, geramos resultados positivos, por isso esse investimento da gestão municipal tem se tornado cada vez mais relevante para o município. Profissionais motivados passam a ter melhores desempenhos nos seus trabalhos diários. Essa construção enrique os participantes e, como consequência, contribui para tornar nossa cidade, novamente, na capital da qualidade de vida”, avaliou a gestora.

O Guarda Municipal Fábio Salviano também enxerga as capacitações como uma forma de aperfeiçoamento. “Assim como quase todas as áreas, a da Segurança Pública exige, de quem a exerce, um aperfeiçoamento contínuo e a Prefeitura nos oportunizado esse aprendizado. Participar de um curso é muito importante para nós que atendemos a população. Nos ajuda a desenvolver nosso trabalho da melhor forma possível. É sempre muito bom esses cursos que a Prefeitura nos oferece através de pessoas altamente qualificadas”, garantiu.

Presenças

Participaram da solenidade a professora universitária, Iranildes Machado, representando a Faculdade Maurício de Nassau, o vereador Antônio Bittencourt e os secretários municipais Cecília Leite (Educação), Augusto César (Meio Ambiente) Rosane Cunha (Assistência Social), Sheila Feitosa (Controladoria Geral) e Jorge Araújo Filho ( Esporte e Lazer/ Fundat).