Obra de avenida no Augusto Franco prioriza acessibilidade

Agência Aracaju de Notícias
10/12/2018 15h20

Um novo cenário já é realidade no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia. A obra de infraestrutura das avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel dos Santos, conhecidas como Canal 3, chega à reta final e o sentimento dos moradores é de verem realizado um sonho que acalentam há décadas. O espaço onde, antes, era um canal com alguns focos de insetos é hoje um local propício para uma caminhada matinal e outras atividades físicas.

A estudante Raphaella Oliveira sempre passa pela avenida e diz que o local era escuro e tinha pouco movimento. "Agora, com a obra, o fluxo de pessoas cresceu e já nos sentimos seguros em caminhar pela avenida. O legal dessa obra é a mobilidade urbana e as oportunidades de comércios que irão surgir com a nova avenida". A obra contempla a padronização de cerca de 9.000 m² de passeios e calçadas das residências localizadas no entorno do canal, além de ciclovia, beneficiando as pessoas que utilizam aquela região para se locomover.

Outro benefício direto é sentido pelos comerciantes do local, como ressalta Alcides Santos, que tem o seu estabelecimento comercial há seis anos. "Além de reduzir a proliferação de mosquitos, com a cobertura do canal, a segurança à noite melhorou bastante. O meu comércio aumentou a clientela e o melhor são as calçadas, que estão padronizadas. Tenho certeza de que, no final, essa obra vai mudar completamente a vida da gente".

A obra tem aspectos referentes tanto à saúde pública, como a políticas de acessibilidade e mobilidade, de acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari. "Com a cobertura do canal, fica eliminada a proliferação de doenças provocadas por insetos e garante saneamento básico para aquela população. De outro modo, e não menos importante, esta obra amplia a acessibilidade e a mobilidade com a criação desta nova ciclovia e a padronização de calçadas. Ou seja, em cada investimento, a Prefeitura assegura uma cidade mais humana", enfatiza o secretário.

A obra

No projeto executivo estão contemplados vários aspectos estruturantes como revestimento de 800 m do canal, construção de ciclovia, pavimentação de aproximadamente quatro mil metros quadrados de ruas, ampliação do sistema de microdrenagem, além de sinalização horizontal e vertical. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 5,3 milhões, conveniados entre a PMA e o Governo Federal.