Após um ano, organização da Praça João XXIII ainda é comemorada pela população

Serviços Urbanos
10/12/2018 17h18


Passado um ano do trabalho da Prefeitura de Aracaju para devolver ao centro da capital melhor mobilidade urbana, organização e tranquilidade à população que circula pela região da Praça João XXIII, a ação ainda é motivo de elogios. A desocupação da feira irregular ao lado da popularmente conhecida Rodoviária Velha, aconteceu em 9 de dezembro de 2017, numa ação conjunta entre a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros.

Taxista da localidade, Emerson Alves dos Santos comentou sobre a melhoria no trânsito, ao longo desses doze meses, e sobre a nova realidade vivenciada por todos que trabalham na região. “Com certeza foi um ano de tranquilidade para nós. Depois que a feira foi retirada daqui, melhorou para todo mundo, para os motoristas, passageiros e pedestres, que podem transitar com mais facilidade e sem aquele tumulto”.

Outro que comemora a intervenção da gestão municipal na área é o comerciário Márcio dos Santos Carvalho, que contou já ter presenciado alguns acidentes quando o espaço ainda era ocupado por bancas e toldos. “Antes de a Prefeitura agir aqui, era tudo uma bagunça. Cansei de ver pessoas sendo atropeladas pela falta de espaço na via. Graças a Deus tudo mudou e hoje os clientes podem ter acesso às lojas com mais tranquilidade”, destacou ele que trabalha numa loja de laticínios na avenida Mamede Paes Mendonça, onde parte da feira estava instalada.

Para Pedro Lourenço, que também trabalha na localidade há cerca de sete anos, um dos benefícios da ação foi o aumento da sensação de segurança na região, que era cenário de graves problemas relacionados a violência. “Antes a gente trabalhava aqui com medo, mas depois da saída da feira as coisas melhoraram bastante e as pessoas voltaram a frequentar a região com mais tranquilidade”.

A aposentada Ana Maria Agostinho, que mora no município de Neópolis e frequenta o terminal rodoviário Governador Luiz Garcia, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa que organizou o espaço público. “Achei ótima essa ação e estou adorando não ter que me deparar com aquela confusão todas as vezes que venho a Aracaju”, comentou, satisfeita.

Permissionários

Alguns dias após a desocupação, a Emsurb, por meio da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), iniciou o processo de realocação dos feirantes da João XXIII. Os 13 comerciantes contemplados receberam das mãos do prefeito Edvaldo Nogueira os termos de permissão e passaram a atuar no mercado Maria Virgínia Leite Franco. A indicação dos nomes atendeu aos critérios da Associação dos Comerciantes Fixos e Ambulantes de Aracaju. Além deles, outros 45 ambulantes (que estavam em situação irregular) foram inseridos nas feiras livres da cidade.