17 de Março atrai novos moradores com obra estruturante da Prefeitura

Obras e Urbanização
12/12/2018 16h10

Com menos de uma década de existência, ocupando uma área de 1.960.083,13 m² e criado através da Lei Municipal de nº 4.024 de 15 de abril de 2011, o bairro 17 de Março foi idealizado pelo prefeito Edvaldo Nogueira para ser um local que abrigaria famílias desabrigadas ou que não possuíam casa própria. O terreno onde hoje está situado o bairro pertencia à União e foi cedido à Prefeitura de Aracaju através da Portaria nº 347, de 21 de dezembro de 2004, alterando o partido urbanístico, bem como a permitindo a ocupação do novo bairro, mediante um leque intervenções administravas.

Foi então que Edvaldo, ainda em sua outra passagem pelo Executivo, construiu e entregou os blocos de apartamentos para as famílias, investiu na infraestrutura da primeira etapa do bairro e deixou recursos assegurado para outros mobiliários urbanos e prédios que sediam serviços públicos como Saúde e Educação. Hoje, praticamente todas as ruas estão devidamente pavimentadas, equipadas com saneamento básico e mobilidade, atraindo ainda mais pessoas para viverem no caçula dos bairros da capital. A obra em andamento na segunda etapa do 17 de Março está praticamente concluída e quem vive lá sente a diferença.

Recém-chegada ao bairro, a dona de casa Cássia Santos, se mostra satisfeita com a escolha que fez e afirma que hoje tem orgulho de viver no local. "Antes de escolher vir morar aqui eu refleti muito e então decidi comprar uma casa aqui. Confesso que não poderia viver melhor, principalmente agora com as ruas limpas, com calçamento, esgoto. Acho que vim para cá na hora certa", conta Cássia.

O autônomo Everaldo Silva também é novato no bairro e afirma ter ficado muito feliz ao perceber o cenário criado com a obra retomada pela atual gestão. "Cheguei aqui e esta parte do bairro ainda era em terra batida com crateras e mato na rua. Foi quando esta obra reiniciou e percebi que as coisas começavam a melhorar, e foi então que tive a certeza da decisão correta em ter optado em morar aqui. Estou bem satisfeito e não tenho dúvida que o 17 de Março será um bairro muito convidativo", avalia seu Everaldo.

A obra que transformou vidas

Prevista para ser entregue ainda este ano, a obra encontra-se em fase final de acabamento de sua execução e beneficiará cerca de mais de mil famílias. No total, estão sendo investidos cerca de R$ 14 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal, que estão aplicados na requalificação de cerca de 20 ruas com a aplicação de mais de oito mil toneladas de asfalto, perfazendo de 76.072,00 m² de área pavimentada, implantação de meio-fio em 6.452,84 m, além de construção de calçadas que somam 35.107,32 m².

Outra grande contribuição da Prefeitura para o 17 de Março é a construção de um canal de macrodrenagem que mede 530 metros e será interligado ao Canal do Santa Maria, e irá melhorar bastante o sistema de drenagem da área, evitando alagamentos e inundações no período chuvoso.

Todos estes aspectos da obra foram executados com rigor técnico e celeridade no cronograma de trabalho, como informa Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura. "Esta obra foi retomada com o compromisso de dar velocidade aos serviços e corrigir os contratos na paisagem da segunda etapa do 17 de Março. Hoje, praticamente finalizada, o que se vê é quase um novo local, com grandes transformações e a maior parte dos benefícios não estarão a olhos nus mas embaixo da terra", destaca Ferrari, enumerando outros pontos positivos da obra como "recuperação de 4.488,70 metros de rede de esgoto, criação de um sistema de drenagem com 2.257,10 metros além da confecção de canal em concreto com gabião que mede 3.287,50 m²".