Grupo Renantique se apresenta hoje no palco do Quinta Instrumental

Cultura
13/12/2018 11h55

Nesta quinta-feira, 13, quem sobe ao palco do Teatro João Costa, pela segunda vez, é o Renantique. Um dos poucos grupos musicais do Brasil, e único no estado, com estilo renascentista e medieval. O show faz parte do projeto Quinta Instrumental, que foi desenvolvido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), e acontece, às 20h, no Centro Cultural da capital, situado na praça General Valadão.

Para esta edição, o grupo traz a apresentação ‘Do Medievo ao Nordeste Armorial’, um passeio pela produção da música instrumental da Idade Média, Renascença, Barroco, chegando ao Brasil Colonial e Imperial, e encerrando todo esse trajeto com a música armorial, momento ímpar que somente o Nordeste Brasileiro tem.

Criado em 1996, o Renantique é formado por Alexandre Azevedo (viola de arame, flautas-doce, cornamusa, cromornos, saltério de dedo e percussão), Adolfo Nuñez (rabeca medieval e viola de gamba), Dian Lucas (flautas-doce, saltério de dedo e percussão) e Emmanuel Serra (alaúde renascentista, violas de gamba, viela de arco, flautas-doce, mandolina e direção artística). 

O tradicional ‘Conjunto de Música Antiga Renantique’ promete um show emocionante no Quinta Instrumental, onde todas as belezas dos seus instrumentos serão mostradas e apreciadas. “É uma grande oportunidade para nós e para os outros grupos do estado que se dedicam à música instrumental participar desse projeto”, comenta o músico e diretor artístico, Emmanuel Serra.