Prefeitura oferece ginástica laboral para servidores da Semict

Indústria, Comércio e Turismo
13/12/2018 15h27

Os servidores da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict) participaram na manhã desta quinta-feira, 13, de atividades de ginástica laboral promovidas pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). A ação faz parte do programa Servidor Saudável, no âmbito do Planejamento Estratégico da Gestão, e tem como objetivo melhorar as condições de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho dos servidores públicos municipais.


Um benefício que melhora a vida do servidor “dentro e fora do trabalho”. “Temos uma vida muito corrida, muito agitada, cheia de atividades que vão além dos nossos trabalhos na secretaria e com a ginástica laboral, a gente tem a oportunidade de melhorar nossa qualidade de vida, não só no ambiente de trabalho, como fora dele também. É um benefício que vai para além dos muros do trabalho”, avalia a servidora do Departamento de Turismo da Semict, Adeilde Queiroz.


A ginástica laboral é desenvolvida todas as terças e quintas-feiras, a partir das 9 horas da manhã. Durante 15 minutos, acadêmicos de Educação Física estimulam os servidores a exercícios de alongamento em partes do corpo como tronco, cabeça, membros superiores e inferiores, visando a saúde mental e física dos servidores, além de prevenir doenças ocupacionais. “As atividades de ginástica laboral contribuem para aliviar o estresse e as tensões acumuladas provocadas pelo dia a dia de trabalho, reeducam nossa postura corporal, principalmente em trabalhos que nos são exigidos movimentos repetitivos”, explica a chefe de Gabinete Elizangela Dinízio, responsável pela mobilização do programa na secretaria.


“É um momento muito agradável e importante para nós, pois além de combater o sedentarismo, já que passamos boa parte do dia trabalhando e sem oportunidade para a prática de uma atividade física, termina também melhorando nosso ânimo e ainda ajuda na integração do grupo, pois muitas vezes nos vemos apenas no início e no fim do expediente e com a ginástica laboral, todos nós nos integramos em uma atividade de cuidado com o corpo e com a mente”, enaltece a servidora Kate Salomão.


Este foi o primeiro dia do programa na Semict, mas a depender do grupo que participou, a ginástica laboral já é uma atividade permanente no órgão. “É como se fosse aquela tarefa inadiável, que não pode ser deixada pra outro dia”, diz satisfeita a recepcionista do órgão, Jayne Santos.


Opinião compartilhada pela diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF), Vanusa Rito. “Com certeza já faz parte das nossas atividades aqui na Semict. Estamos todos integrados e com disposição para esse compromisso ‘laboral’ (risos) nos expedientes das terças e quintas-feiras. Todo mundo liberado durante os 15 minutos pra cuidar do corpo e da mente. Depois, todo mundo de volta pra suas salas para retomar suas atividades de rotina”, finaliza em tom bem humorado a diretora.


Ginástica Laboral


É uma prática voluntária de atividades físicas realizadas pelos trabalhadores coletivamente dentro do próprio local de trabalho, durante a jornada diária. O principal objetivo é prevenir patologias relacionadas às atividades laborais e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas, enfatizando a importância para a melhora na qualidade de vida e manutenção da saúde.


As atividades que inauguraram a ginástica laboral na Semict foram conduzidas pelo coordenador e supervisor do programa Servidor Saudável, Edelzio Messias dos Santos Júnior, acompanhado pelos estagiários do curso de educação física Victor Rafael e Wedson Costa.