Grupo Renantique impressiona público do Quinta Instrumental com seu estilo renascentista e medieval

Cultura
14/12/2018 00h17


Quem esteve presente na penúltima edição do projeto Quinta Instrumental, realizado pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), na noite desta quinta-feira, 13, embarcou em uma viagem pela história musical. Com um repertório especializado em música antiga, o grupo Renantique é referência em Sergipe e reconhecido nacionalmente. A banda trouxe ao palco do Teatro João Costa uma apresentação encantadora e empolgante, passeando pela Grécia Antiga até a música colonial e imperial brasileira.
 
Para esta edição, o grupo apresentou o concerto intitulado ‘‘Do Medievo ao Nordeste Armorial’’. O Renantique é formado por Alexandre Azevedo (viola de arame, flautas-doce, cornamusa, cromornos, saltério de dedo e percussão), Adolfo Nuñez (rabeca medieval e viola de gamba), Dian Lucas (flautas-doce, saltério de dedo e percussão) e Emmanuel Serra (alaúde renascentista, violas de gamba, viela de arco, flautas-doce, mandolina e direção artística).

“Abrimos o show com a música Üsküdara/Ghazali tal jàhri - anônimo, séculos XII-XIX - Império Otomano. Fizemos uma viagem pela produção da música instrumental da Idade Média, do Barroco, como por exemplo, grounds e sonatas, chegando ao Brasil Colonial e Imperial com batuques e lundus, e encerramos todo esse trajeto com a música Armorial, momento ímpar que somente o Nordeste Brasileiro tem”, ressaltou diretor artístico do Renantique, Emmanuel Vasconcellos. 
 
Durante a apresentação, Emmanuel agradeceu à Funcaju pela oportunidade. Segundo ele, o ‘Quinta Instrumental’ é um incentivo aos artistas aracajuanos e vitrine para mostrarem o seu trabalho. “Esse é um excelente projeto, que fomenta a música instrumental, além de ser um estímulo aos músicos que não têm a possibilidade de mostrar sua arte com essa estrutura. A Funcaju está de parabéns pelo fortalecimento da indústria musical em Aracaju”, parabenizou.

Integrando a plateia ao espetáculo, o músico e diretor artístico, Emmanuel Vasconcellos Serra, convidou voluntários para participar desse momento. “Há um exato ponto do nosso concerto que queremos a plateia dividindo o palco com a gente. Por isso, convidamos e quem quisesse fazer esse som era bem-vindo”. 
 
Para a estudante de 11 anos, Marcela Messias, o momento mais surpreendente do show foi quando o Renatique convidou as pessoas para dividirem o palco. “Já estava impressionada com a qualidade musical do grupo e quando vi a oportunidade de subir no palco e tocar com eles, foi simplesmente maravilhoso. Ainda mais, porque eu toquei um instrumento que não é o meu que já estou acostumada. Então, de ouvido, ali aprendi um pouco. Gostei muito disso, lembrarei para sempre”, confessou. 
 
A concurseira Tatiane Santana revelou que é fã do Renantique e que não pensou duas vezes antes de ir ao Quinta Instrumental. “Adoro esse projeto. É impecável e de extrema importância para a cultura aracajuana. E, lógico, sabendo que um grupo que sou admiradora do trabalho, não poderia ficar de fora. Afinal, é uma forma de prestigiar e instigar a prata da casa”.