SMTT instala nova sinalização no bairro 17 de Março

Transporte e Trânsito
14/12/2018 14h09

O bairro 17 de Março está ficando mais bonito. Isso porque cerca de 20 ruas da região passam por requalificação da pavimentação asfáltica e a equipe da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) já está no local implantando as sinalizações horizontal e vertical nas vias onde o serviço foi concluído. Uma ação de segurança viária, mas que também contribui para o melhor aspecto visual do bairro. 

A sinalização horizontal começou a ser feita no início deste mês e inclui as demarcações nas vias, faixas de pedestres e ciclofaixas. Concluído esse processo, será iniciada a sinalização vertical com a instalação de placas de “pare”, velocidade e as que indicam a prioridade para pedestres e ciclistas. 

O comerciante Elenilson Andrade, que trabalha na região há dois anos, afirma que o bairro já está com uma melhor aparência. “A gente precisava dessas melhorias aqui. Está tudo mais bonito e organizado, eu nunca tinha visto o 17 de Março desse jeito”, elogia.

O segurança José Roberto Santos destacou a importância da nova sinalização. “É muito importante para a gente que mora aqui, porque antes não tinha sinalizações, então ninguém sabia de quem era preferência, onde podia parar e onde não podia. Também não tinha faixa para os pedestres. Mas, agora, está ficando muito bom”, declara. 

Sinalização

Todo o trabalho de sinalização que está sendo realizado no bairro 17 de Março é desenvolvido pela SMTT. As demarcações na via estão sendo feitas pela equipe de sinalização, vinculada à Diretoria de Planejamento e Sistemas, com o auxílio do caminhão de pintura do órgão. Assim como as mais de 50 placas que serão instaladas foram produzidas na fábrica de placas da SMTT.

O coordenador de Sinalização da SMTT, Diego Carvalho, explica como funciona o processo de sinalização. “Primeiro é feita a pintura da divisão de pista e eixos de bordo com o caminhão. Depois, a equipe inicia a pintura manual das faixas de pedestres e ciclofaixas. Em seguida, instalamos as placas de sinalização, que foram produzidas na nossa fábrica”, destaca.

Diego estima que o trabalho será concluído até o início da próxima semana. “Todas as ruas já foram sinalizadas com o caminhão e a pintura das ciclofaixas já foi iniciada, assim como a das faixas de pedestres. Estamos trabalhando em ritmo acelerado”, conta. 

Segundo o superintendente interino da SMTT, Renato Telles, essas obras trarão mais desenvolvimento para a população que reside no bairro. “Essa grande obra que está sendo realizada pela Prefeitura faz parte do projeto do prefeito Edvaldo Nogueira para transformar Aracaju em uma cidade mais humana, inteligente e criativa, priorizando sempre as regiões mais vulneráveis”, ressalta. 

Sobre o serviço

A requalificação asfáltica de aproximadamente 20 ruas e avenidas da região é fruto de um investimento da Prefeitura de Aracaju que gira em torno de R$ 14 milhões. Ao todo, estão sendo aplicadas mais de oito mil toneladas de asfalto no 17 de Março, bairro que foi criado durante a gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira.