Intersetorialidade marca a caminhada Jogando Limpo com o Santa Maria

Saúde
14/12/2018 18h57

Com o objetivo de conscientizar a população contra o descarte irregular de lixo, foi promovida na tarde desta sexta-feira, 14, a caminhada intitulada “Jogando Limpo com o Santa Maria”. Moradores do bairro, profissionais, estudantes e integrantes do Conselho Local Saúde (CLS), foram às ruas participar do evento, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através das Secretarias Municipais da Saúde (SMS), da Educação (Semed), da Assistência Social, do Meio Ambiente (Sema) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

A caminhada seguiu pelas ruas do bairro Santa Maria, com música, animação e exibição de cartazes com estímulo às práticas saudáveis e aos cuidados necessários para preservação do descarte regular do lixo. Conforme o agente comunitário da unidade básica Celso Daniel, Marivaldo Menezes, o evento tem o grande potencial de sensibilizar o descarte correto do lixo.
 
“Junto com Eliete Santos, que também é agente comunitária, com o Conselho Local e as Secretarias, idealizamos esta caminhada, para ajudar na diminuição dos casos de algumas doenças. Nós fazemos toda semana um trabalho forte aqui no bairro Santa Maria, e precisamos que a população nos ajude. Não adianta só tirar o lixo de casa, a comunidade tem que entrar nessa campanha, e ajudar a deixar o seu bairro mais limpo", destacou o agente, que foi um dos organizadores da caminhada.

Quem acompanhou todo o itinerário e elogiou a iniciativa, foi o morador Paulo Barros. Para ele, a ação é uma forma de manifestar o amor pelo bairro e também cuidar da saúde. “Terminar o dia caminhando é uma forma maravilhosa de exercício para saúde e para mente. Ainda mais quando a causa é limpar o bairro que moramos e agir contra o descarte irregular do lixo. A ação ajuda a conscientizar as pessoas a jogarem o lixo apenas quando o caminhão passar, elas precisam ter o bom senso de colocar o lixo nos dias certos", acrescentou.

Planejamento


Para a caminhada, conselheiros, profissionais de saúde e lideranças comunitárias realizaram juntos todo o planejamento. Luiz Cláudio Barreto Soares, técnico da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da SMS, explica como aconteceu o processo.

“Esta integralidade e junção de pessoas só beneficiam a comunidade. A caminhada é mais um projeto que a intersetorialidade das secretarias vem realizando durante o ano com várias atividades educativas. A nossa estratégia é conscientizar os moradores para minimizar as agressões do lixo e, como consequência, cuidar também da saúde”, afirmou.

A caminhada contou com a parceria do CLS, movimentos ambientais, escolas da rede pública e privada. O presidente do Conselho, Ewerton Menezes, destaca a importância da preservação e está muito contente com a caminhada.

“A gente veio apoiar essa caminhada para sensibilizar a comunidade quanto à importância de fazer o seu papel ativo em relação à prevenção. Afinal, o descarte irregular de lixo pode causar uma série de doenças. As iniciativas foram bem sucedidas e demonstram a importância de todos envolvidos no cotidiano da nossa comunidade", disse.

De acordo com a coordenadora de educação ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro Andrade, esta é mais uma das diversas atividades intersetoriais que estão sendo realizadas pelo município. "Além dessa ação, a Sema, por exemplo, realiza um projeto socioambiental de arborização no bairro. A própria comunidade interage nessas questões e está trabalhando resíduos na comunidade. Diante disso, nós abraçamos a causa, pois no nosso projeto a gente trabalha meio ambiente, que não se resume apenas à fauna e flora, mas às questões sociais também", relatou.