NPD lança programação natalina do Ocupe a Praça

Cultura
17/12/2018 10h52

Uma programação para emocionar na última edição do ano do Ocupe a Praça. Dezembro de 2018 será do “Ocupe a Praça Sanfonado: um cordel de Natal”, que ocupará as janelas do Centro Cultural de Aracaju com a apresentação musical “Janelas Sanfonadas”. O evento é uma realização da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, e acontece na quarta-feira, 19, a partir das 18h.

A programação especial oferece também a peça “Senhora dos Restos” e o lançamento do filme sergipano “Sertões”. Para essa edição especial do Ocupe, o “Liquidifica Diálogos”, momento de provocação e reflexão inspiradoras de possibilidades e perspectivas para temas sintonizados com a contemporaneidade aracajuana/brasileira/mundial, traz o tema “Construção de Personagens”. O diálogo será com Euler Lopes, dramaturgo sergipano e autor do texto “Senhora dos Restos”, e Tanit Bezerra, apresentadora do programa Mural e personagem importante da cena cultural sergipana.

Após o Liquidifica, acontece, na sala de cinema do NPD, o lançamento do média-metragem “Sertões”, da sergipana Camila Gabrielle, que tem narrativa de desconstrução de diversos preconceitos com relação ao povo do semiárido brasileiro. Logo após, tem o monólogo com a renomada atriz sergipana Isabel Santos, direção de Iradilson Bispo e texto de Euler Lopes, “Senhora dos Restos” da Cia. Dicuri Produções. Vale destacar que essa peça é a grande vencedora da 1ª edição do “Festival Nordestino Primavera do Teatro”, com sete indicações e três prêmios conquistados nas categorias melhor espetáculo, melhor atriz e melhor cenografia.

Nesta edição, a apresentação musical acontece em dois momentos. Às 18h, para recepcionar o público e, às 21h, no encerramento. Das janelas do Centro Cultural de Aracaju, tem a sanfona de Lucas Campelo, acompanhada pelos cordelistas Chiquinho do Além Mar e  Izabel Nascimento. Além de contar com a presença dos músicos: Claiton Xavier na  percussão, o flautista Daniel Jesus, Denisson Cléber no violão/baixo, e a presença especial da “Rural do Forró” com Bob Lelys, que dará um toque de sergipanidade com um repertório de canções natalinas no ritmo do forró.