PSE: Crianças são orientadas sobre higiene pessoal

Saúde
18/12/2018 18h43

O Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco e o Núcleo Ampliado à Saúde da Família (Nasf) da 1ª Região da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fizeram uma ação de intervenção sobre higiene pessoal para as crianças da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Antônio Valença Rollemberg, no conjunto Augusto Franco. A atividade aconteceu na tarde desta terça-feira, 18.

O PSE possui 12 temas que deve ser trabalhado. “No entanto, nós trabalhamos em cima da realidade de cada escola. Organizamos todo um cronograma de ações para que aconteçam ao longo do ano e não se tornem pontuais. Esta escola teve necessidade de trabalhar a questão da higiene pessoal, a ideia é conscientizar as crianças sobre a importância do cuidado com o corpo, da higiene bucal e corporal, como escovar os dentes e tomar banho, para que a criança tenha hábitos de higiene”, explicou a coordenadora do PSE da SMS, Aline Guimarães.

Segundo Aline, cada mês tem um tema diferente. “No mês passado foi trabalhada a questão da prevenção da violência sexual e infantil. As ações educativas são realizadas de acordo com a realidade de cada região dentro dos 12 temas”, enfatizou.

A odontóloga da UBS Augusto Franco, Jurema Menezes Schneider, fez um trabalho de escovação supervisionada. “É um trabalho que realizamos há vários anos nas escolas do conjunto Augusto Franco e estou concluindo hoje com esta ação. Fazemos a orientação previamente e hoje concluímos o trabalho com a escovação”, argumentou a dentista.

A psicóloga do Nasf, Camila Oliveira Gonçalves, e a enfermeira da UBS Augusto Franco, Ângela Luzia dos Santos Oliveira, apresentaram um vídeo lúdico sobre a higiene corporal para as crianças. “Nossa intenção é estimular os alunos a usarem hábitos saudáveis para que tenham uma qualidade de vida melhor e possam replicar os ensinamentos para as suas próprias famílias”, finalizou Camila.