Defesa Social acompanha Simulado de Plano de Resposta e Emergência no polo industrial da Zona de Expansão

Defesa Civil
19/12/2018 14h13

Na manhã desta quarta-feira, 19, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, acompanhou o Simulado do Plano de Resposta e Emergência da Petrobras, no polo Atalaia. A ação objetivou apresentar os recursos operacionais estruturados pela empresa, para resposta aos possíveis sinistros. Órgãos que integram o Comitê Executivo do Plano de Evacuação da Comunidade da Zona de Expansão (PEC/ AIZEA) e membros do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) puderam observar e dialogar sobre os procedimentos.

Para o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, é fundamental interagir com as empresas geradoras de risco da localidade e entender os recursos utilizados para eliminar os riscos, de maneira a aprimorar processos de prevenção extensivos à comunidade. "Tivemos a oportunidade de saber como funciona, internamente, esse Plano de Resposta e Emergência, para que levemos em consideração aspectos pertinentes ao Plano de Evacuação da Comunidade", endossou.

Todo o fluxo dentro do polo Atalaia, durante o Simulado, pode ser acompanhado da sala de situação, do Centro Integrado de Controle (CIC), da Petrobras. "Para a comunidade, é importante saber que, apesar do risco que oferece, a empresa possui recursos operacionais e humanos capazes de debelar qualquer princípio de incêndio e qualquer situação adversa, dentro do polo industrial", afirmou.

Entre os membros do Nudec que participaram da programação está a moradora da Zona de Expansão Maria Isabel. "Essa é uma iniciativa muito positiva, especialmente, por trazer os órgãos externos e a comunidade para acompanhar, possibilitando que nós possamos observar aspectos pertinentes e, assim, possamos colaborar. Nesse sentido, também, o Nudec, que possui uma proximidade muito boa com a Defesa Civil, tem gerado uma interação de grande importância para a comunidade", avaliou a moradora da Zona de Expansão.

A ação ocorre de forma preventiva e possibilita que os órgãos envolvidos afinem estratégias de respostas a possíveis ocorrências. "Essa é também a oportunidade de interagir e trazer nossa contribuição, para que, diante da necessidade, estejamos alinhados para minimizar o impacto de possíveis situações adversas", acrescentou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Entre os órgãos que participaram da ação estiveram, além da Semdec, por meio da Defesa Civil de Aracaju, também, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Nossa Senhora do Socorro, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, e moradores da comunidade.