Conselho Municipal de Saúde discute ações em última reunião do ano

Saúde
20/12/2018 20h32

Para discutir e deliberar assuntos relativos ao Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju, gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalhadores e usuários que integram o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizaram a última reunião do ano nesta quinta-feira, 20.

No encontro, a principal pauta foi o lançamento do Boletim do Programa Vida no Trânsito (PVT). A abertura do evento, feita pela mesa diretora do CMS, exibiu vídeos reflexivos com mensagens de paz. Em seguida houve os informes de cada integrante do conselho.

O secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, que também é suplente da vice-presidente do CMS, a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, falou sobre a importância destas reuniões.

“Foi uma reunião em que conseguimos, mais uma vez, estabelecer o diálogo com o controle social na tentativa de, cada vez mais, mostrar a transparência da gestão com as nossas políticas públicas e que elas cheguem com resolutividade aos usuários do SUS, pois este é o nosso principal objetivo”, observou.

Boletim do PVT

Na ocasião, o PVT fez o lançamento do 3º Boletim Epidemiológico do programa, que divulga o resultado da análise individual dos acidentes de trânsito fatais ocorridos em Aracaju no ano de 2017. “No ano passado houve 2.556 acidentes de trânsito na capital e destes, 54 pessoas morreram. Neste ano, que ainda não acabou, tivemos 45 óbitos. Tudo indica que haverá uma diminuição”, relatou a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante.

A diretora apresentou todos os dados do boletim aos conselheiros. Das 54 mortes de 2017, mais de 90%, ou seja, 49 homens perderam a vida, enquanto que cinco foram pessoas do sexo feminino. Pela análise, em primeiro lugar ficaram os condutores de motocicleta (20), seguidos por pedestres (14) e ciclistas (9). Os bairros onde mais aconteceram os óbitos foram Atalaia (5), Capucho (4) e Centro (4), por exemplo.

“Estes dados servem para que as políticas públicas sejam mais intensificadas nestes locais. Enfim, foi um trabalho intenso realizado por esta equipe para que a cada ano tenha a redução dos óbitos e a diminuição das sequelas que pessoas acidentadas graves sofrem”, concluiu Taise.

O PVT tem um Comitê Gestor Intersetorial com o objetivo de trabalhar ações que visam diminuir as mortes e acidentes graves no trânsito da capital. O comitê é formado por representantes das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Semed); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju; do CMS; da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192); do Centro de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar de Sergipe; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Informes

Taise Cavalcante, informou ainda que a SMS ficou, pela primeira vez neste período do ano, com baixo risco (0,9) pelo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Ainda na mesma temática, a coordenadora de Programas de Atenção à Saúde, Cristiani Ludmila Borges, aproveitou para informar que existem repelentes disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) para gestantes - importante preventivo para doenças transmitidas pelo Aedes.

Além disso, Cristiani informou também que foi realizado o Fórum Perinatal no último dia 23 de novembro. “Haverá um encontro do Fórum Perinatal a cada dois meses, com o objetivo de discutir em conjunto a melhoria da assistência materno-infantil e o Conselho faz parte. O próximo será no dia 8 de fevereiro do ano que vem”, pontuou.

No que diz respeito ao setor da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), as técnicas Olga Dias e Kyzze Fontes informaram que a SMS recebeu três macas ginecológicas, que está elaborando o Planejamento Anual de Saúde de 2019 e que as obras das UBS foram retomadas nas unidades Celso Daniel, Fernando Sampaio, Dona Jovem, Carlos Hardman, Anália Pina, Cândida Alves, além das ampliações das UBS Hugo Gurgel, Ministro Costa Cavalcante e Anália Pina.

O secretário adjunto Carlos Noronha informou que uma equipe do CMS foi visitar o Hospital Municipal Nestor Piva e constatou que já chegaram novos equipamentos. “O Nestor Piva está passando por adequações para ser habilitado para se transformar em Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, acrescentou.

Outras pautas

Ainda durante a reunião, houve a apresentação da captação dos recursos da emenda parlamentar para a construção da UBS Renato Mazze Lucas. “Esta unidade ficava na Avenida Euclides Figueiredo, mas toda vez que chovia, alagava, então a Semed cedeu o prédio onde ela está atualmente, no bairro Santos Dumont. Mas conseguimos o recurso para a construção da sede própria no valor de R$ 951 mil para compor quatro equipes de Saúde da Família. O terreno será doado pela Prefeitura Municipal de Aracaju na entrada do bairro Soledade”, explicou a técnica responsável por Obras da Asplandi, Olga Dias.

A técnica da Asplandi também esclareceu que o Ministério da Saúde disponibilizou recursos para a construção de seis polos para o Programa Academia da Cidade. Serão construídos os polos em terrenos anexos às UBS Geraldo Magela, 17 de Março, José Machado de Souza, Renato Mazze Lucas, Onésimo Pinto e Anália Pina (o polo será construído no estacionamento do Hospital Municipal Nestor Piva).

A reunião finalizou com a aprovação da renovação do convênio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) com o Ciras que desempenha o trabalho nas seguintes instituições voltadas ao tratamento em saúde mental: Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), Serviço de Residência Terapêutica, e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Ivone Lara (infanto juvenil) e David Capistrano (Álcool e Drogas). Esta pauta foi apresentada pela coordenadora da Reaps da SMS, Chenya Coutinho.