Fundat realiza entrega de certificados de cursos em parceria com o Senac

Formação para o Trabalho
21/12/2018 15h54

Possuir capacitação profissional é importante para facilitar o ingresso dos cidadãos ao mercado de trabalho, principalmente frente a um cenário altamente competitivo. Sabendo disso, a Prefeitura de Aracaju, através da parceria firmada entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofertou diversos cursos de capacitação para a população, sendo eles o de Pizzaiolo, Marcenaria Artesanal, Salgadeiro e a oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, totalizando 11 turmas e mais de 170 alunos beneficiados. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu nesta sexta-feira, 21, no auditório do Senac, localizado na avenida Ivo do Prado, Centro.

Os cursos, realizados no Centro de Produção e Unidade de Produção (CQUP) do bairro 17 de Março, fizeram parte do Programa Senac de Gratuidade e tiveram duração de 160h, cada, com exceção da oficina de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos com 8h de duração, e ofertado no próprio Senac. O objetivo da parceria e oferta das vagas é alcançar cada vez mais pessoas e estimular a geração de emprego e renda na capital, seja por contratações em empresas, ou por meio do empreendedorismo.

O diretor regional do Senac, Paulo do Eirado, salientou que esse tipo de parceria é muito construtiva para as instituições, e ressaltou a importância de investir na capacitação dos cidadãos. "Espero que nós possamos estar sempre fazendo esse trabalho em conjunto. Estamos sempre de portas abertas, porque sabemos da seriedade do trabalho da Prefeitura, por meio da Fundat. Ficamos felizes em entregar os certificados, em ver as coisas acontecerem. A educação é aquilo que a gente dá e ninguém tira. Parabenizo a todos que estão construindo esta parceria", afirmou Paulo do Eirado.

De acordo com o presidente interino da Fundat, Jorge Araujo Filho, é importante que os alunos participem dos cursos e coloquem em prática o que aprenderam, assim, o aprendizado pode ser aplicado de forma a acrescentar na vida de cada um. "A capacitação profissional é o diferencial para o momento em que vivemos. A população pode contar com o Senac, que também tem essa linha de qualificação profissional independente da parceria, e com a Fundat, através de todas as nossas unidades, para buscar conhecimento e conseguir chegar aonde pretende profissionalmente", explanou o presidente interino.

Crescimento profissional

Para Maria Isabel Santos, de 43 anos, ter participado do curso de marcenaria foi uma oportunidade de provar não só para ela mesma que seria capaz de aprender algo novo, mas também de ocupar um espaço majoritariamente masculino. "A cada dia que foi passando, eu fui me animando e fiquei muito orgulhosa por ser mulher e ter a oportunidade de fazer um curso que é visto como masculino. Muitas pessoas acham que mulheres não têm capacidade, mas nós [mulheres] podemos fazer tudo, basta querer e ter vontade. Agradeço muito à Fundat por ter dado oportunidade para nós mulheres participarmos. O medo que eu tinha de pegar nas ferramentas acabou, me orgulho", disse a aluna.

Já Sivaldo Souza, de 25 anos, trabalhava na mesma empresa que a esposa, Thaís Loredo, até que resolveram ter o próprio negócio. A venda dos churros numa carrocinha fez com que eles almejassem ampliar as vendas, o que levou Sivaldo a se inscrever no curso de Salgadeiro e de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, este último acompanhado de Thaís. "Usamos nossa rescisão para começar as vendas e passamos a ganhar quase o dobro do que a gente ganhava na empresa. Fiz o curso de Salgadeiro, para que, além dos churros, a gente pudesse vender os salgados. Já estamos fazendo coxinha, pastel e por aí vai", ressaltou, Sivaldo.