Aliando diversos meios de linguagem, Comunicação da Prefeitura é ponte transparente para imprensa

Comunicação Social
28/12/2018 17h40

Dentro da organização pública, muitas vezes a comunicação passa despercebida. Sendo intermediadora entre a gestão, os veículos de imprensa e população, foi por meio dela que a Prefeitura de Aracaju utilizou mais uma forma de demonstrar transparência em suas ações cotidianas. Seja por meio das matérias disponibilizadas no site, ou pelas redes sociais e até mesmo pela TV PMA, as múltiplas linguagens foram fomentadas dentro da gestão para levar informação de forma coesa, célere e clara, respeitando o princípio ético da Comunicação dentro da administração pública.

Até o mês de novembro, somente no site da Prefeitura, foram produzidas 4.056 matérias em 2018, sendo que, por mês, uma média de 300 foi veiculada em meios impressos do estado, que ainda hoje são uma das principais fontes de credibilidade na comunicação. Esse trabalho conta por trás com uma equipe que, desde o início da gestão, se articulou através das diretrizes do Planejamento Estratégico da gestão e se comprometeu, direcionada pela Secretaria Municipal da Comunicação (Secom), a levar os serviços para mais perto da principal interessada, a população de Aracaju.

Aproximar, esse foi um dos focos da comunicação. Estimular o pensamento de que a cidade é feita pelo coletivo foi o norte, tanto dos servidores materiais realizados pela gestão, como do papel da divulgação destes. Um cidadão que mora na zona Sul da capital, pode sentir os efeitos de uma obra na zona Oeste, por exemplo, mas, para isto, a comunicação precisou funcionar para levar esse entendimento até esse cidadão.

Como termômetros, os veículos de comunicação do estado puderam avaliar as informações e esclarecimentos que chegaram, não somente durante o ano de 2018, mas ao longo desses dois anos da atual gestão da Prefeitura de Aracaju.

Para o diretor de Jornalismo do Jornal do Dia, Gilvan Manoel, as informações têm sido cada vez mais frequentes. "A comunicação tem funcionado de forma a contribuir com o nosso trabalho no Jornalismo diário. Nos tempos de hoje, estamos muito atrelados às redes sociais e a Prefeitura tem se utilizado dela de forma bem precisa e tem feito isso muito bem", considerou.

É da mesma opinião a diretora do Correio de Sergipe, Cláudia Lemos. "Avalio como um trabalho muito positivo. O contato com a Comunicação é muito eficaz e isso se reflete no nosso trabalho, afinal, muitas vezes dependemos das informações das assessorias para transmitir aos leitores", afirmou.

A jornalista Célia Silva, da Rede Fan, elogiou o feed back da comunicação. "As informações chegam redondas, as matérias bem coesas, com informações consistentes. Sem dúvida, isso facilita o trabalho da imprensa que, muitas vezes, precisa ter informações rápidas, ágeis", destacou.

O jornalista André Barros considera que o trabalho na Prefeitura pode ser usado como exemplo dentro da comunicação pública. "Uma das coisas que chama a atenção são os textos bem elaborados e a preocupação dos gestores da comunicação em sempre estar em contato com os veículos, prestando o suporte necessário. O fato de gestão ter investido nas redes sociais também foi algo muito positivo, já que é uma ferramenta de fácil interação. É importante termos uma comunicação que faz a diferença", ressaltou.