Emsurb leva ação de conscientização ambiental a moradores do conjunto Augusto Franco

Serviços Urbanos
08/01/2019 15h31


 
O programa de educação ambiental desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), em parceria com uma das empresas responsável pela limpeza da cidade, visitou nesta terça-feira, 8, o conjunto Augusto Franco, no bairro Farolândia, na zona Sul da capital, para levar aos moradores orientações sobre o descarte correto de lixo, bem como esclarecimentos a respeito dos serviços já prestados pela empresa, no tocante ao descarte consciente.

O projeto iniciado em outubro do ano passado, acontece de segunda a sexta nos turnos da manhã e tarde. De porta em porta o grupo de jovens aprendizes explicam sobre como acondicionar o lixo adequadamente, bem como os dias e horários da coleta domiciliar. O serviço da coleta seletiva também é esclarecido durante as abordagens aos moradores.

Integrante do grupo de educadores, a jovem aprendiz Mikaune Manuely Felix Dantas disse estar orgulhosa em ser multiplicadora de conhecimentos que contribuem com a preservação do meio ambiente. “Devemos ter consciência de que o descarte correto do lixo auxilia não só a natureza e a limpeza da cidade, mas também na promoção de saúde e bem-estar para todos. Estamos sendo bem recebidos nos bairros e, por isso eu me sinto bem em passar o que aprendi para a população”.

Moradora da rua Valdomiro Teófilo, dona Mônica Vieira não poupou elogios à ação de educação ambiental no seu bairro. “Acho muito importante a participação dos jovens em projetos como esse que incentivam a conservação da nossa cidade. Vocês estão de parabéns”, disse em tom de satisfação.

O aposentado Décio Santos Soares recebeu com atenção a explicação dos jovens. Na oportunidade, ele afirmou já contribuir com o programa de coleta seletiva desenvolvido pela empresa municipal na localidade. “Eu e minha família temos essa preocupação com as questões ambientais. Sempre separo as embalagens plásticas do lixo orgânico e, semanalmente, deixo na porta para o caminhão da coleta seletiva recolher. É nosso dever fazer a nossa parte”, destacou.

Os bairros Industrial, Santo Antônio, Siqueira Campos, Novo Paraíso, Atalaia, José Conrado de Araujo, o conjunto Castelo Branco, e os residenciais Parque dos Coqueiros e Beira Rio, no Inácio Barbosa, já receberam a ação educativa. Após a conclusão dos trabalhos na localidade, a ação seguirá para o conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado.