Prefeitura adquire mais de R$ 400 mil em equipamentos para a Saúde de Aracaju

Saúde
21/01/2019 17h28

Com o objetivo de promover mais qualidade nos atendimentos aos usuários, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adquiriu equipamentos mobiliários e materiais permanentes para as unidades de todas as redes que compõem o Sistema Único de Saúde da Capital. O valor do investimento foi de R$ 400 mil, adquiridos por meio de emendas parlamentares.

De acordo com a representante da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi), Camille Arruda, o recurso de emenda parlamentar tem sido uma grande ajuda orçamentária, pois possibilitou, nesta última compra, a aquisição de cerca de 4 mil itens.

“Enquanto planejamento, nós trabalhamos juntos com as áreas técnicas e com a Diretoria Administrativa e Financeira (DAF), avaliando a necessidade de cada setor. Esses recursos estão nos ajudando a pôr em prática ações de prioridade da gestão que envolve a melhoria de toda nossa rede. Outro compromisso é melhorar as condições e os processos de trabalho dos servidores da Saúde, para que de fato consigamos prestar uma assistência de qualidade à população aracajuana”, informou.

Recomposição

Dentre as entregas mais recentes estão, por exemplo, 126 condicionadores de ar; 24 compressores odontológico, 28 carros macas, 16 suportes de hamper, 66 cadeiras, 2 poltronas hospitalares, 12 armários vitrines, 65 biombos, 82 detectores fetais, oito bancos mochos, e cinco cadeiras odontológicas. A compra desses equipamentos exigiu a elaboração de estratégias de planejamento de toda a equipe gestora da SMS, desde o resgate dos recursos das emendas, às aberturas dos processos de compra.

A gerente de Patrimônio da SMS, Glice Rosa, esclarece que a distribuição destes itens está vinculada ao que é estabelecido por cada emenda parlamentar. “Isso significa que se um ar condicionado, por exemplo, está especificado para ser entregue a uma unidade, ele não pode ser enviado para outra. Inclusive o Ministério da Saúde faz auditorias para verificar se todas as entregas foram realizadas de acordo com o que estava especificado na emenda”, esclareceu.

A aquisição dos aparelhos foi um processo longo, porém, para a gestora, o resultado é gratificante. “Os profissionais vinham trabalhando com equipamentos bastante defasados, em déficit até, e hoje a realidade é outra. O quantitativo de equipamento dará mais tranquilidade para os profissionais desempenharem um trabalho mais organizado e de melhor qualidade para os nossos usuários”, ressaltou a gerente.