Comunidade do Pantanal comemora andamento de obras estruturantes

Obras e Urbanização
09/01/2019 17h34

Viver em um lugar em que o próprio nome remete a terras alagadas e vegetação aglomerada sempre foi um desafio para os moradores do loteamento Pantanal, bairro Inácio Barbosa. Por muito tempo, o local sofreu com estigmas, estereótipos sociais e a falta de infraestrutura nas ruas. Mas, a história está tomando um novo rumo com os investimentos feitos pela Prefeitura de Aracaju na urbanização e consolidação do saneamento básico do Pantanal. Embora os recursos tenham sido deixados assegurados por Edvaldo Nogueira quando foi prefeito no período 2006-2012, a obra ficou paralisada por quatro anos e finalmente teve seu reinício no primeiro semestre de 2018.

De lá para cá, a cada dia é possível perceber mudanças na paisagem e um horizonte que nem de longe lembra os tempos de transtornos de época recente. Quem bem sabe disso é o operador de caixa Joel Farias. "Antes, anoitecia e fechávamos as portas por conta dos mosquitos e pela pouca iluminação das ruas. Hoje, vejo até as crianças brincando nas ruas e isto algo muito positivo para nossa comunidade", comenta.

Já a comerciante Michele Guimarães, moradora do Pantanal há nove anos, conta como as obras estão contribuindo positivamente para o movimento em seu ponto comercial. "Antes tinha muita lama aqui, prejudicava muito tanto a passagem das pessoas, quanto nossas mercadorias. Mas hoje essa situação mudou, as águas têm por onde escorrer e estamos livres de enchentes", enfatiza Michele.

A obra

Com mais de 50% já executada, atualmente estão sendo implantados em 12 ruas do loteamento serviços de terraplenagem, pavimentação asfáltica e construção de calçadas, com investimentos de mais de R$ 3 milhões, conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal. De acordo com Sérgio Ferrari, secretário municipal da Infraestrutura, a obra executada no Pantanal será imprescindível para correções estruturais que terão impactos na vida das pessoas. "Um primeiro desafio foi regularizar uma área ocupada irregularmente e antes era considerada Unidade de Assentamento Subnormal (UAS). Em seguida foi atualizar o projeto, assegurar os recursos e dialogar com os órgãos financiadores para enfim retomar a obra e hoje constatar que a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira e o empenho de nossa equipe está mudando a vida destas pessoas", comemora Ferrari.