População comemora mudanças na mobilidade urbana da zona de Expansão

Obras e Urbanização
10/01/2019 17h47

A Zona de Expansão Urbana (ZEU), ou simplesmente zona de Expansão, corresponde a uma área de quase 40% do território da capital e se constituiu na última década em um polo atrativo de empreendimentos residenciais. O rápido crescimento passou a incorporar na nova paisagem antigos vazios urbanos, mas também provocou outras demandas para o poder público, a exemplo da criação de vias, avenidas e demais canais de deslocamento, interligação e mobilidade urbana.

Com o objetivo de melhorar a integração desta região com os bairros da zona Sul, além de facilitar a locomoção de veículos individuais ou de transporte coletivo, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está recapeando e pavimentando várias avenidas que dão acesso aos conjuntos habitacionais com outros pontos da cidade. Através do programa de recapeamento, vários corredores de trânsito e avenidas foram contempladas com ações da empresa municipal, resultando em mais segurança e fluidez para quem trafega pela região.

Os ganhos reais na mobilidade são perceptíveis e elogiados por quem mora na localidade. A cabeleireira Kahylla Santos acredita que as ações beneficiam tanto quem mora quanto quem passa pela área para chegar ao litoral sergipano. "Antes muita gente evitava passar por aqui por conta da inexistência de asfalto, mas agora percebo o aumento do fluxo de turistas e comerciantes que pretendem investir aqui", afirma.

Eduardo Conceição é outro morador que reconhece as melhorias obtidas com a melhora da malha asfáltica. "Não há comparação do que era isto aqui antes e como está agora. Basta dar uma volta pelas ruas no entorno que se perceberá a diferença.  Assim como eu, as pessoas reconhecem o trabalho da Prefeitura, que vem desde a Aruana, 17 de Março e alguns residenciais. Ou seja, temos várias opções de deslocamento para outras partes de Aracaju", considera o morador.

Investimentos na malha asfáltica

A atual gestão já investiu cerca de R$ 24 milhões no sistema viário, através da operação tapa-buraco e do programa de recapeamento. Do início de 2017 a dezembro de 2018 foram aplicadas quase 80 mil toneladas de asfalto, contemplando mais de 33 km de vias, com recapeamento ou pavimentação, e ainda mais 500 mil metros quadrados de ruas beneficiadas com a operação tapa-buraco. "A zona de Expansão faz parte destes investimentos e a intenção deste planejamento é integrar a cidade. Para isso a mobilidade será fundamental. Temos perspectivas de novos investimentos que oportunamente serão anunciados pelo prefeito Edvaldo Nogueira", destaca o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.