Demandas da Emsurb são resolvidas com celeridade por meio da Ouvidoria

Serviços Urbanos
12/01/2019 09h50

"Consegui agilidade e solução para a minha demanda depois que procurei a Ouvidoria. Além do bom atendimento dos funcionários de lá, tirei todas as minhas dúvidas com relação a outros serviços da empresa. Este elo entre o poder público e a população é fundamental para as melhorias que desejamos", as palavras do senhor Nathan Carvalho de Menezes, demonstram a satisfação em ter o problema de poda da árvore, localizada em frente a sua residência, no conjunto Augusto Franco, zona Sul, resolvido.

De segunda a sexta, por telefone ou de maneira presencial, assim como fez o seu Nathan, e nos demais dias, de forma eletrônica, o cidadão aracajuano tem a sua disposição um canal de comunicação eficiente que recebe demandas dos serviços ligados a organização e limpeza pública da capital. Estamos falando do setor de Ouvidoria da Assessoria de Controle Interno da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) que, em 2018, registrou um total de 789 manifestações, sendo 681 atendidas de forma humanizada e comprometida.

"Nos sentimos ainda mais motivados quando vemos o resultado de nosso trabalho concluído. Todas as demandas recebidas são passadas para os setores responsáveis. A facilidade de comunicação com as diretorias e assessorias da empresa nos permite agilidade na execução dos serviços, fato que permite a satisfação do cidadão que tem o seu problema resolvido com celeridade", enfatizou a ouvidora, Mariana Espírito Santo. Ela informou ainda que, na impossibilidade de fornecer uma resposta conclusiva, a Ouvidoria apresenta informação intermediária e fica atualizando o cidadão sobre o andamento da sua manifestação.

A celeridade no atendimento da sua manifestação foi o que mais chamou a atenção da aposentada Vera Lúcia Melo. Ela, que precisou se desfazer uma máquina de lavar velha, comentou também sobre a cordialidade e atenção recebida pela ouvidora Mariana. "Liguei para a Ouvidoria para solicitar o Cata Treco. Foi feito o agendamento e antes do prazo estabelecido, recebi a visita dos agentes que resolveram um problema que me preocupava há meses, pois eu não queria pagar a um carroceiro e ele deixar a minha máquina na primeira esquina, poluindo a cidade", considerou a senhora.

Preocupada também em dar a destinação correta as embalagens e objetos eletrônicos sem serventia do seu estabelecimento, na rua Laranjeiras, dona Márcia Maria Menezes, contou que já solicitou por duas vezes, via Ouvidoria, o serviço do Cata Treco, tendo sua demanda atendida a contento pelos profissionais da empresa municipal. “Vi pela televisão sobre o serviço, anotei o telefone e entrei em contato com a Ouvidoria, onde fui atendida com gentileza, educação, e em poucos dias tive meu problema resolvido. Breve farei uma nova limpeza no meu depósito e tenho certeza que, quando precisar serei bem atendida novamente”, afirmou agradecida.

Canais de atendimento

Os canais de comunicação entre os cidadãos e a Ouvidoria são: TAG – Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública, disponibilizados no link Ouvidoria no site da Prefeitura;  pelo email ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br; pelo telefone 3021-9908; pela Ouvidoria Geral da Prefeitura de Aracaju (1622); ou ainda atendimento presencial, na sede da Emsurb, localizada na avenida Jornalista Santos Santana, s/n, Parque Augusto Franco (Sementeira), de segunda a sexta de 8h às 12h e das 14h às 17h.