Prefeitura realiza ação socioambiental no loteamento Nova Liberdade

Meio Ambiente
14/01/2019 17h31

Envolver as crianças em questões socioambientais, despertando a importância de cuidar da natureza, é o intuito da Prefeitura de Aracaju (PMA) que, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), e da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), em convênio com a Caixa Econômica Federal, realizou, na manhã desta segunda-feira, 14, uma ação lúdica de sensibilização na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Avelar Brandão Vilela, situada no loteamento Nova Liberdade.

Esse é o fechamento de mais um ciclo de atividades que vêm sendo desenvolvidas, desde o ano passado, com a comunidade do loteamento. A realização do projeto socioambiental está relacionada à obra de saneamento integrado no local. “Tendo em vista a finalização da obra na comunidade, as duas secretarias estão dando continuidade às ações de projetos socioambientais inerentes a ela. Essas atividades serão finalizadas na quinta-feira, 17, na Emei Oviêdo Texeira, localizada no mesmo bairro”, explica a coordenadora de projetos da Sema, Danielle Carvalho. 
 
De acordo com a assessora técnica da Seplog, Heloísa Thaís Rodrigues, a Prefeitura não apenas pensa no desenvolvimento local, mas, principalmente, no desenvolvimento sustentável da cidade. “Para isso, as obras desenvolvidas pelo município tendem a alcançar um tripé, pois precisam ser economicamente viáveis, ambientalmente corretas e socialmente justas. E, para atingir esse tripé, além de realizarmos construções econômicas, fazemos ações de educação ambiental que envolvam a comunidade. E naquelas onde há escolas nas proximidades, o trabalho é intensificado com a sensibilização das crianças, pois elas são o nosso futuro”, enfatizou a assessora técnica da Seplog. 
 
A ação contou com a apresentação do Teatro Ujacará e exibição de curtas metragens de cunho ambiental, por meio do Cine Ambiental da Sema. O setor de Educação Ambiental do órgão levou, através do lúdico, reflexões e ensinamentos sobre o uso racional da água e o descarte irregular do lixo, objetivando despertar e disseminar boas práticas de ações sustentáveis.
 
Para a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, a educação ambiental envolve o mundo lúdico, pois é por meio dele que diversas temáticas podem ser trabalhadas da melhor forma, com maior atenção do público-alvo e alcance sensibilizador. “Através do teatro, com a criação dos personagens dentro da história, a gente entra no imaginário das pessoas, inclusive das crianças, de maneira mais interativa, despertando um pensamento crítico e uma nova forma de enxergar a cidade, a vida cotidiana dela dentro da temática ambiental. Já o Cine Ambiental também é uma forma de trazer a arte, o conhecimento e a cultura ambiental de forma lúdica e interativa, usando artifícios atuais, as imagens midiáticas, para que a gente possa trabalhar a temática e ter uma maior facilidade de entrar na realidade do dia a dia das crianças”, relatou Raphaella Ribeiro. 

Sensibilizados
 
A diretora da Emei Dom Avelar Brandão Vilela, Karine Melo Santos, afirma que as questões ambientais sempre fazem parte do planejamento anual da escola. “Então eu acho de suma importância essa participação da Prefeitura, de trazer conhecimentos e ensinamentos relevantes, que fazem parte do cotidiano de nossas crianças visando à conservação ambiental, principalmente de forma lúdica. E tenho certeza que hoje essas crianças passaram a ter um olhar diferente para a natureza através dos seus novos hábitos”, explicou a diretora da Emei.  
 
“Em termo de aprendizagem, é muito importante desde cedo as crianças terem noção da importância do meio ambiente, da sua conservação, desse ciclo que existe na natureza, e é de relevância também para que elas já cresçam nesse pensamento, porque, hoje em dia, existem pessoas que não se preocupam com isso. Como eles fazem parte da educação infantil, estão começando agora a ter essa noção do que é e como se faz para conservar o meio ambiente, e isso permite que eles sejam descobridores e disseminadores de novas experiências, transmitam para seus familiares, vizinhos e amigos a importância de cuidar do futuro deles, de cuidar da natureza”, finalizou a coordenadora pedagógica da Emei Dom Avelar Brandão Vilela, Fernanda dos Santos Matos. 
 
A estudante Maria Luíza da Silva, de apenas cinco anos de idade, aprendeu o real valor de cuidar da natureza. “É muito cruel para o meio ambiente a gente jogar lixo na rua. Hoje, eu aprendi que devemos sempre jogar o lixo na lixeira e não no chão, porque temos que deixar a natureza bem limpa, e não suja, para que possamos ter um futuro melhor”, disse. 
 
Já o estudante Cauã Manoel Santos, com seis anos de idade, afirma que não joga lixo na rua para não sujar o meio ambiente. “A gente não pode fazer bagunça em casa, nem na escola e nem na rua, por isso eu sempre jogo o lixo na lixeira. Eu gostei muito do que aprendi hoje e agora eu não vou mais desperdiçar a água, porque temos que economizar para a gente não morrer de sede quando crescer”, destacou o estudante.