Moradores do conjunto Orlando Dantas aprovam os serviços de limpeza da Emsurb

Serviços Urbanos
15/01/2019 16h11


Os serviços como varrição, roçagem mecanizada, capinação e coleta de resíduos e entulho, realizados pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), têm agradado os moradores do conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado, na zona Sul da cidade. As ações, estão dentro das medidas adotadas pela empresa para manter a regularidade dos serviços de limpeza e manutenção dos bairros da capital.

Para obter mais agilidade e eficiência durante os trabalhos, a empresa utiliza, em alguns locais, o sistema de mutirões, após o levantamento das necessidades de cada bairro pela equipe de fiscais. Segundo dados da Diretoria de Operações, de 2018 até a primeira quinzena de janeiro deste ano, foram executados quatro mutirões na localidade, com intervalo de três meses entre as ações.

“Desde o início dessa gestão estou vendo as coisas acontecerem. O conjunto está mais limpo e com ruas e avenidas bem cuidadas”, disse a aposentada Josefa de Almeida, referindo-se ao serviço de pintura de guias que a equipe realizava nesta terça-feira, 15, nas proximidades da sua residência.

Mais adiante, os moradores da rua 7 recebiam a visita do grupo de jovens que compõem o programa de educação ambiental desenvolvido pela Emsurb, em parceria com uma das empresas responsáveis pela limpeza da cidade. As orientações sobre o descarte correto do lixo e os esclarecimentos a respeito dos serviços prestados pela empresa agradaram a dona de casa Luciene Santos de Lima, que mora há mais de 15 anos no local. “Acho importante esse serviço porque torna os jovens multiplicadores de conhecimento sobre a preservação da nossa cidade”, destacou.

O aposentado Damásio Lima aprovou as ações da administração municipal que, segundo ele, promovem não somente a limpeza, como também auxiliam a população a ficar mais atenta aos problemas que o descarte irregular do lixo podem causar ao meio ambiente. “Aqui em casa temos a consciência de separar os resíduos secos e orgânicos e também de colocar o lixo somente nos dias e horários da coleta, mas infelizmente, nem todos contribuem com a gestão e descartam lixo em terrenos baldios. Se cada um fizer o seu papel, todos saem ganhando”, comentou.