Emsurb solicita ao ITPS nova análise da água do lago da Sementeira

Serviços Urbanos
17/01/2019 14h23

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) solicitou ao Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) uma nova análise da água do lago situado no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira). A medida visa apurar os motivos da mortandade de centenas de peixes, que teve início nos primeiros dias do mês.

Na manhã desta quinta-feira, 17, a equipe de técnicos do ITPS esteve no local, onde fez a coleta da água em três pontos da lagoa, nas extremidades e no centro. Serão analisados componentes que influenciam na qualidade da água, a exemplo do índice de oxigênio dissolvido, necessário a vida aquática, como também os níveis de amônia, carbono orgânico total e de salinidade.

“Os laudos da última análise realizada apresentaram resultados satisfatórios. Por isso, a princípio, entendemos que a mortandade não está relacionada a qualidade da água, mas sim as altas temperaturas e ao baixo nível da água. Ainda assim, solicitamos essa nova análise para apurar com mais detalhamento as possíveis causas das mortes”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
 
Desde 2017, quando também houve um período de mortandade atípica no lago, a empresa municipal estabeleceu um constante acompanhamento do controle da qualidade da água. Para aumentar o nível de oxigenação uma bomba foi instalada e feita a despescagem para evitar a superpopulação. Além disso, as entradas de águas pluviais foram bloqueadas.

Segundo o ITPS, o laudo científico deverá ficar pronto em até 15 dias e será enviado à Emsurb.